Segunda, 15 de outubro de 2018
(86) 99915-1055
[email protected]
(86) 98189-6895
Campo Largo-PI

Campo Largo-PI

Roberto Freitas Correspondente do município.

[email protected]

(86) 98189-6895

Cidades - Selo UNICEF

Postada em 28/08/2018 ás 13h06 - atualizada em 28/08/2018 ás 13h30

Publicada por: Roberto Freitas

Fonte: Secretaria de Assistência Social/ Campo Largo-PI

I Fórum Comunitário em Campo Largo-PI, em busca do Selo UNICEF
O I Fórum Comunitário aconteceu no espaço social da paróquia São José em Campo Largo-PI
I Fórum Comunitário em Campo Largo-PI, em busca do Selo UNICEF

I Fórum comunitário selo UNICEF (Crédito: Foto RF Fotografias)

Na noite de ontem segunda-feira (27/08), às 19h30min, aconteceu o I Fórum Comunitário - Selo UNICEF, em Campo Largo do Piauí/PI.

 

Iniciou com o credenciamento dos participantes representantes de entidades, instituições e por pessoas, como escolas, secretarias, crianças, adolescentes, jovens e população em geral do município e foi realizado no espaço social da paróquia São José.

 

O evento tem o apoio da prefeitura municipal de Campo Largo-PI, com acessória e logística da secretaria de assistência social na pessoa de Anne Karolyne Teles articuladora do movimento e articuladora de jovens,  Carla Barros. A organização do grupo NUCA - Núcleo de Participação e Desenvolvimento dos Adolescentes, que fizeram presentação teatral com temas voltado para o objetivo do movimento.

 

OBJETIVO ESPECÍFICO MUNICIPAL

 

O Selo UNICEF é uma iniciativa que tem como objetivo contribuir com redução das desigualdades e a garantia dos direitos das crianças e adolescentes. 

 

O Fórum Comunitário é um momento de tomada de decisão coletiva, disseminação de informações e diálogo sobre as políticas públicas.

 

Campo Largo do Piauí em busca do selo UNICEF.

 

#QUEMAMACUIDA

 

 OBJETIVO GERAL DO SELO UNICEF

 

Selo UNICEF é uma iniciativa para melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes no Semiárido e na Amazônia Legal Brasileira, áreas que concentram o maior número de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade.

 

Municípios ParticipantesMais de 1.900 municípios do Semiárido e da Amazônia se inscreveram no Selo UNICEF Edição 2017-2020.

 

Essa iniciativa vem contribuindo para que o Brasil reduza as disparidades regionais e avance na universalização dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescentes.

 

Selo UNICEF é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar. A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo UNICEF, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência. Com dados concretos e participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar estratégias de forma a alcançar os objetivos buscados.

 

A metodologia combina capacitação de atores municipais, aprimoramento dos mecanismos de gestão local e mobilização social, com ampla participação comunitária, principalmente dos adolescentes.

 

A primeira experiência do Selo UNICEF ocorreu no Ceará, em 1999, onde foram realizadas três edições estaduais. Em 2005, o Selo foi ampliado para todo o Semiárido e, em 2009, para a Amazônia Legal Brasileira. Conheça alguns dos resultados das edições anteriores do Selo (2005-20062007-2008; 2009-2012: na Amazônia e no Semiárido).

 

Na Edição 2013-2016, mais de 1.700 municípios do Semiárido e da Amazônia inscreveram-se no Selo UNICEF Município Aprovado. E em dezembro de 2016, UNICEF entregou o Selo para 504 munícipios que melhoraram indicadores e mobilizaram a sociedade em prol dos direitos da infância e da adolescência. Saiba quais são os municípios brasileiros que conquistaram o Selo UNICEF Município Aprovado na Amazônia e no Semiárido.

 

A metodologia do Selo inclui Ações Estratégicas (o que os municípios precisam realizar) e Indicadores de Impacto Social (os resultados que os municípios precisam melhorar) relacionados aos direitos à saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes.

 

Os municípios são agrupados, dentro de seus Estados, considerando suas características demográficas e socioeconômicas. Durante cada edição do Selo, o UNICEF capacita gestores e técnicos das secretarias municipais e conselheiros de direitos e adolescentes para qualificar a elaboração e execução das políticas públicas e para estimular que elas continuem mesmo após o fim de cada edição.

 

São certificados os municípios que alcançam as pontuações mínimas tanto no eixo das Ações Estratégicas quanto no eixo dos Indicadores de Impacto Social, conforme estabelecido no Guia Metodológico do Selo.

 

O Selo UNICEF Município Aprovado é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância e está articulado com o Pacto Nacional Um mundo para a criança e o adolescente do Semiárido e a Agenda Criança Amazônia, iniciativas que têm como objetivo reduzir as disparidades regionais.

 

O sucesso do Selo é resultado da parceria entre UNICEF e governos estaduais e municipais por meio da atuação integrada entre diferentes níveis de governo voltados às crianças e adolescentes e do apoio fundamental de importantes empresas e marcas.

 

Marcaram presença o presidente do Conselho Municipal de Crianças e Adolescentes - CMCA, Mariano Araújo, secretário de educação; Genivaldo Arimatéia, vereador; Antonio João (Negão), algumas autoridades, e representantes da sociedade Campolarguense.

Texto: Roberto Freitas

CONFIRA

 

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Revista ADV
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2018 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium