Sexta, 19 de Julho de 2024
Portal R10
Sexta, 19 de Julho de 2024
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99911-2276

Marcelo Barradas

Expansão

(86) 99446-2372

Últimas notícias
R10 Saúde
R10 Saúde
Encontre aqui notícias sobre saúde e bem-estar.
Saúde Saúde
17/05/2024 11h15
Por: Bruna Dias

Nova vacina contra covid-19 é apresentada aos municípios do Piauí

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), por meio da Coordenação de Imunização, realizou nesta quinta-feira (16),  uma reunião com os municípios para atualizar as informações sobre a nova vacina monovalente, SpikeVax, contra a Covid-19,  produzida pela farmacêutica Moderna. O evento ocorreu de forma virtual e contou com a participação de mais de 265 profissionais de saúde dos municípios piauienses.

A reunião teve como objetivo principal orientar os gestores de saúde sobre as práticas de manuseio do imunizante, esquemas vacinais, identificação de grupos prioritários, métodos para solicitações das doses e procedimentos para registro das vacinas. A SpikeVax foi recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), destacando-se por sua eficácia e segurança.

Reprodução
Reprodução

Em janeiro deste ano, o Ministério da Saúde fez mudanças no Calendário Nacional de Vacinação, incluindo a vacinação contra a Covid-19 para crianças de seis meses até menores de cinco anos. Adicionalmente, a recomendação atual sugere que pessoas de cinco anos ou mais, pertencentes a grupos prioritários, recebam uma dose anual ou semestral do imunizante. Os indivíduos com alto risco de desenvolver formas graves da doença são incentivados a se vacinar independentemente do número de doses já recebidas anteriormente.

Bárbara Pinheiro, coordenadora de Imunização da Sesapi, ressaltou a importância da atualização com as orientações aos profissionais de saúde de cada município . “As crianças e pessoas do grupo prioritário agora fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação para a Covid-19. É crucial que mantenhamos os profissionais de saúde informados sobre as novas orientações de manuseio e registro das vacinas,” explicou.

Leila Santos, superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Sesapi, lembra sobre a importância da imunização. “É vital que toda a população, especialmente os grupos prioritários, acessem os postos de saúde e se protejam contra a Covid-19. A vacinação tem sido uma ferramenta essencial para reduzir os casos de internações e óbitos causados pelo vírus,” afirmou.

Fonte: Sesapi
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp