Sexta, 19 de Julho de 2024
Portal R10
Sexta, 19 de Julho de 2024
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99911-2276

Marcelo Barradas

Expansão

(86) 99446-2372

Últimas notícias
Sem foto
Cristina Redação
Cidades Cidades
04/06/2024 11h33
Por: Miguel Vinicius

Festejo de Santo Antônio em Campo Maior atrai milhares de fiéis

Na última sexta-feira (31), teve início o tradicional festejo de Santo Antônio Aparecido, padroeiro da cidade de Campo Maior, localizada na região centro-norte do Piauí.

A procissão do mastro deu início às festividades, reunindo cerca de 10 mil devotos que seguiram o cortejo desde o Colégio Patronato Nossa Senhora de Lourdes. No momento do levantamento do mastro, aproximadamente 20 mil pessoas se aglomeraram na Praça Bona Primo e nos arredores da catedral.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o bispo diocesano, Dom Francisco de Assis, o pároco da catedral, Padre Gilberto Felipe, e o prefeito de Campo Maior, Joãozinho Félix. Também estiveram presentes deputados, secretários, vereadores e membros da comunidade católica, representados por diversos grupos, pastorais, serviços e movimentos.

Este ano, o festejo adota o tema “Cristãos leigos e leigas na igreja sinodal” e o lema “Sereis minhas testemunhas” (At. 1,8), em sintonia com a temática do Jubileu Diocesano “Por uma Diocese Jubilar: Comunhão, Participação e Missão”, que será celebrado em 2026. Em 2024, a Diocese de Campo Maior celebra o ano da Participação.

Foto: Reprodução

Dom Francisco de Assis destacou a importância do evento para a experiência pastoral e missionária dos leigos.

“Os leigos e leigas em nossa diocese são conscientes de sua vocação batismal, engajados e participativos, configurando uma igreja ministerial, onde todo o povo de Deus, protagonista da evangelização, é chamado a servir”, afirmou o bispo.

O prefeito Joãozinho Félix ressaltou o impacto econômico e espiritual do festejo.

“É uma festa que concilia espiritualidade e desenvolvimento. Nosso padroeiro enche Campo Maior de esperança, de brilho e ainda nos presenteia com geração de emprego e renda, porque a sua festa aquece o comércio e fortalece a economia”, comentou Joãozinho Félix.

Foto: Reprodução

As festividades de Santo Antônio Aparecido são uma das maiores manifestações religiosas do Piauí. No ano passado, o evento foi reconhecido pelo governo como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Piauí e incluído no calendário oficial de eventos do Estado, através de um projeto de lei apresentado pelo deputado Dogim Félix (Progressistas) e aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa.

Além do caráter religioso, o evento possui um forte apelo social, com apresentações culturais, shows e estandes que aquecem a economia local. O comércio de comidas e bebidas típicas favorece a rede hoteleira, a gastronomia e o turismo da região.

Este ano, os shows de abertura dos festejos de Santo Antônio de Campo Maior ficaram a cargo da vibrante Samyra Show, Piseiro do Gordim e Bibi Maior. As apresentações aconteceram na noite de sexta-feira (31), levando milhares de pessoas para a Praça do Rosário.  

Foto: Reprodução

Ainda, no dia seguinte, sábado (01), primeira noite da trezena, o palco montado na praça recebeu os shows de Fabinho Testado, Forró Chegado, Forró pra Cima e Na Pressão, atingindo novamente um grande número de público.

Os festejos de Santo Antônio seguem até o dia 13 de junho com vasta programação religiosa e cultural.

Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp