Terça, 16 de julho de 2019
(86) 99915-1055
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
[email protected]
86 2107-5800 / 5847
OAB-PI

OAB-PI

OAB-PI Notícias sobre o que acontece na área da advocacia piauiense.

[email protected]

86 2107-5800 / 5847

Piauí - Mobilização

Postada em 03/09/2018 ás 20h09

Publicada por: Bruna Sampaio

Campanha pela valorização do dano chega a São Raimundo Nonato
A ação tem o objetivo de conscientizar a população de que o dano causado ao consumidor tem valor.
Campanha pela valorização do dano chega a São Raimundo Nonato

Nesta terça-feira (04), a OAB Nacional promoverá o “Dia D” da Campanha “Mero Aborrecimento tem Valor” em todo o país. No Piauí, a mobilização acontecerá na cidade de São Raimundo Nonato, região Sul do Estado, atendendo a requerimento do presidente da Subseção, Alexandre Cerqueira. A ação tem o intuito de conscientizar a população e o Poder Judiciário de que o dano ou prejuízo causado ao consumidor tem valor.

De acordo com os advogados da Subseção de São Raimundo Nonato, alguns juízes da Comarca vêm indeferindo os pedidos de indenização, classificando como “mero aborrecimento” ou “mero dissabor” cobranças indevidas, inscrições em cadastros de inadimplentes, falhas em serviços de telefonia e tantos outros problemas cada vez mais frequentes nas relações de consumo.

Para os advogados, esse tipo de decisão, além de frustrar o consumidor, só beneficia as empresas e prestadoras de serviços, que encontram no Poder Judiciário uma verdadeira motivação para continuar a infringir a legislação consumerista.

Os profissionais relataram ainda que a situação mais grave tem-se verificado no Juizado Especial, cujo juiz titular é Mário Soares Alencar. Segundo eles, o magistrado, de forma reiterada, vem julgando improcedentes as ações ajuizadas por consumidores hipossuficientes, ou, muitas vezes, arbitrando indenizações irrisórias que em alguns casos não ultrapassam 15 reais. A situação, no entanto, é bem diferente quando um juiz bate à porta do Judiciário reclamando direitos do consumidor.

Recentemente, o Juiz substituto da 2ª Vara Cível da Comarca de São Raimundo Nonato/PI, Ítalo Márcio Gurgel de Castro, recebeu mais de 16 mil reais por ter tido seu nome negativado junto aos cadastros de inadimplentes pela Eletrobrás.

O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor da OAB-PI, Michel Saldanha, lembrou que desde o ano passado a Instituição tem visitado Fóruns e Juizados no sentido de apresentar a campanha pela valorização do dano aos magistrados piauienses. Também foram visitados o Coordenador e Supervisor dos Juizados Especiais, além da Corregedoria de Justiça do Estado.

“Já visitamos as cidades de Parnaíba, Piripiri, Pedro II, Campo Maior, Água Branca, Velança, Picos, Oeiras e Floriano. Agora, iremos a São Raimundo Nonato a fim de levar essa conscientização ao judiciário local. Além disso, programamos visitas em Teresina durante todo o mês de setembro”, comentou Michel Saldanha.

Programação – São Raimundo Nonato:

09h - Juizado Especial

10h - Fórum

11h - Justiça Federal

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2019 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium