Candidatos à prefeitura de Teresina, assinaram, nesta sexta-feira (30), uma carta compromisso com políticas públicas voltadas a primeira infância. O ato aconteceu no auditório do Ministério Público do Piauí.
Assinaram a carta: Fábio Novo (PT), Francinaldo Leão (PSOL), Geraldo Carvalho (PSTU), Tonny Kerlley (NOVO), Santiago Belizário (UP), Sílvio Mendes (União Brasil) e Telsírio Alencar (Mobiliza). Os candidatos foram convidados nominalmente, em ordem alfabética, para a assinatura do documento.
A Carta de Compromisso inclui 27 medidas que contemplam atenção às pessoas gestantes, imunização de crianças, alimentação de qualidade, direito à creche, transporte escolar seguro, acesso à água potável, benefícios sociais, crescimento saudável e cooperação entre entes federativos para que seja assegurada a atenção integral à primeira infância.
O documento visa reafirmar o compromisso de todos os candidatos à Prefeitura de Teresina com as políticas públicas voltadas para as crianças de 0 a 6 anos, reconhecendo a importância de investir nesta etapa crucial da vida.
”A primeira infância é aquela fase da vida que vai dos 0 aos 6 anos e a ciência comprova que o melhor investimento a ser feito é nessa fase da vida. E é nessa perspectiva que o Tribunal de Contas do Estado do Piauí e Ministério Público se unem e chama os candidatos a prefeito do município de Teresina para que se comprometam com esses indicadores. Quando a gente fala de primeira infância a gente fala de educação, saúde, alimentação, segurança, assistência. Então os candidatos precisam fazer com que essas pautas entrem em seus planos de governo e que seja trabalhada de forma articulada”, disse o auditor de controle externo e diretor de fiscalização de políticas públicas no TCE-PI, Gilson Araújo.