O rebaixamento da avenida João XXIII, na zona leste de Teresina, foi inaugurado nesta terça-feira (03). Com investimento de R$ 46 milhões, recursos do governo federal, as obras foram executadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit).
Pelo percurso, que liga a capital de uma zona a outra e a municípios do norte do Piauí, circulam, em média, 50 mil veículos por dia: cerca de 30 mil em direção a Altos e uma média de 22 mil entre as zonas leste e sudeste.
O gargalo do trânsito na região antes contava com um balão e causava prejuízos históricos ao tráfego de veículos da região, com demoras e congestionamentos. Agora, com o novo viaduto, sem interrompimento do fluxo, com pista em cima e embaixo, a expectativa é que os motoristas economizem tempo ao volante.
O governador Rafael Fonteles destacou a importância dos investimentos públicos para desenvolver a economia.
“Quero agradecer ao presidente Lula, na figura dos ministros, porque são muitas obras para entregar e iniciar. Só do Ministério dos Transportes, temos mais de R$1 bilhão em investimentos”, comemorou.
Durante a inauguração, o ministro dos Transportes, Renan Filho anunciou novas obras para o estado.
"São três obras importantes: a primeira, são melhorias urbanas na BR 343, duplicação de 5,2 quilômetros em direção à cidade; construiremos cinco viadutos, inclusive uma nova ponte, essa é uma obra de 150 milhões de reais, e a licitação vai concluir essa semana. Temos também a continuidade da duplicação da BR 316, de Demerval Lobão até Monsenhor Gil, esta obra está incluída no novo PAC, do presidente Lula, e vamos publicar o edital agora em setembro para essa duplicação. Serão 190 milhões de reais aplicados. E a terceira delas, mais importante, é a duplicação de Teresina a Altos, 27 quilômetros, também incluída no novo PAC, projeto pronto e publicaremos o edital ainda dentro do mês de setembro, obra no valor de 290 milhões de reais", disse.
Para o ministro Wellington Dias, a bancada federal tem trabalhado muito para garantir recursos e a entrega de obras. “Também destaco nossa equipe do DNIT. Foi um trabalho unido para fazer o Piauí crescer. Estradas boas e transporte público significam mais desenvolvimento, gerando emprego. O que está acontecendo é desenvolvimento social e econômico. Da Ladeira do Uruguai até a Rodoviária, vai ser toda duplicada. Com essa obra de hoje, somos uma cidade moderna e com mais qualidade de vida”, avalia.