O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta terça-feira (3) que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 1,4% no segundo trimestre de 2024 em relação ao primeiro trimestre, somando R$ 2,9 trilhões. Comparado ao mesmo período de 2023, o PIB teve alta de 3,3%. O destaque foi o setor industrial, com crescimento de 1,8%, seguido pelos serviços, que avançaram 1%. A agropecuária, por outro lado, recuou 2,3% em relação ao trimestre anterior.
O bom desempenho da indústria foi impulsionado pelos setores de eletricidade e gás, água, esgoto e gestão de resíduos (alta de 4,2%), construção (3,5%) e indústrias de transformação (1,8%). As indústrias extrativas, no entanto, registraram queda de 4,4%. No setor de serviços, os destaques foram as atividades financeiras (2%), informática e comunicação (1,7%), e o comércio (1,4%).
No setor externo, as exportações de bens e serviços cresceram 1,4%, enquanto as importações subiram 7,6%. A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), um indicador de investimentos, avançou 5,7%, refletindo o aumento na produção doméstica e na importação de bens de capital.