Domingo, 16 de dezembro de 2018
(86) 99915-1055
Desk Propaganda
Tecnologia - Alerta

Postada em 09/09/2018 ás 10h56

Publicada por: Gustavo Miranda

Falha de segurança no Android pode expor informações do usuário
As informações que estariam expostas incluem o nome da rede Wi-Fi entre outros.
Falha de segurança no Android pode expor informações do usuário

Foto: Reuters / Dado Ruvic

Uma brecha na programação do gerenciamento de comunicação do Android estaria deixando informações dos usuários vulneráveis a terceiros. De acordo com pesquisadores da Nightwatch Cybersecurity, consultoria norte-americana especializada em cibersegurança, a falha expõe informações sobre o funcionamento do aparelho e suas conexões a todos os aplicativos em execução no dispositivo. Segundo o relatório, todas as versões do Android estariam sendo afetadas, incluindo versões bifurcadas, como o Fire OS, utilizado pela Amazon.

As informações que estariam expostas incluem o nome da rede Wi-Fi, endereços IP locais, informações do servidor DNS, o SSID e o endereço MAC. Algumas dessas informações, como o endereço MAC, não estão mais disponíveis por meio de APIs no Android 6 ou superior, mas ainda podem ser registradas em versões anteriores. Com essas informações em mãos, invasores podem atacar redes Wi-Fi locais ou rastrear dispositivos.

Os pesquisadores informaram que os celulares Android entregam informações adicionais – que normalmente só seriam compartilhadas com permissões específicas – a aplicativos em execução no sistema. A brecha divulgada estaria dando livre acesso a esses dados para qualquer aplicativo durante as transmissões. De acordo com o site especializado ZDNet, essa é uma falha considerada comum nos aparelhos com o sistema do Google.

“Embora existam funcionalidades que permitam restringir quem tem permissão para ler mensagens transmitidas pelos aplicativos no sistema, os desenvolvedores geralmente negligenciam a implementação dessas restrições. Isso cria uma vulnerabilidade comum em aplicativos Android, em que um aplicativo mal-intencionado em execução no mesmo dispositivo pode espionar e capturar mensagens transmitidas por outros aplicativos”, diz o relatório.

Ainda não existe uma maneira de corrigir o problema, mas a empresa alega que o estudo foi encaminhado ao Google no início do ano, e que o fabricante teria desenvolvido uma solução para o bug. No entanto, a correção só será disponibilizada na atualização para o Android 9 Pie, e não será levada para as versões anteriores do sistema operacional.

Fonte: TechTudo

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Revista ADV

»

São João da Serra Por Cosme Jales

Club Recanto dos Amigos vai realizar tradicional festa do churrasco

Campo Largo-PI Por Roberto Freitas

Entronização de novos coroinhas na paróquia de São José em Campo Largo-PI

São João do Arraial-PI Por Leônidas Silva

Veja fotos da colação de grau dos Doutores do ABC em São João do Arraial

São Gonçalo do Piauí Por Francisco Myller

Campeonato Municipal de Futebol de São Gonçalo iniciou nesse sábado

Valença Por Raul Soares

SEMAS realizou confraternização de Natal e Fim de Ano no CCI para os Idosos

Mais lidas da semana

»

Municípios
© Copyright 2018 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium