O Instituto Estimativa divulgou nesta terça-feira (01), nova pesquisa de intenções de votos na cidade de Várzea Grande, no sul do Piauí revelando o prefeito e candidato a reeleição, Dr. Segundo com ampla vantagem sob seu adversário, Luis Filho.
Cenário estimulado
Na pesquisa estimulada, quando são apresentados aos entrevistados opções para escolha, Dr. segundo lidera com 62,33% das intenções de voto, mais que o dobro do segundo colocado, Luis Filho, com 28%. Os que não souberam opinar ou não responderam somaram 7%, e os que disseram que votariam branco ou nulo foram 2,67%.
Quando somados apenas os votos válidos, Dr. Segundo dispara e chega a 69%, enquanto Luís Filho soma apenas 36,62%.
.
Cenário Espontâneo
O Instituto Estimativa sondou ainda sobre o cenário de forma espontânea, quando não são apresentados nomes aos entrevistados, Dr. Segundo permanece na liderança, com 63,67%, enquanto Luís Filho aparece com 30%. Os que não souberam responder ou não opinaram totalizaram 4,67%, e os que votariam branco ou nulo, 1,67%.
.
Rejeição
A pesquisa também avaliou o índice de rejeição das candidatas, perguntando aos eleitores em quem eles não votariam de forma alguma. Luís filho foi o mais rejeitado, com 51,67%, enquanto dr. Segundo tem 24,33% de rejeição. Além disso, 21,67% afirmaram não rejeitar nenhuma das candidatas, e 2,33% não souberam ou não opinaram.
.
Sentimento de vitória
O Instituto Estimativa também investigou a percepção dos eleitores sobre quem eles acreditam que vencerá a eleição, independentemente do voto que irão registrar. De acordo com a pesquisa,62% acreditam na vitória de Dr. Segundo, enquanto 21,67% acreditam que Luís Filho será eleito. Outros 16,33% não souberam ou não quiseram responder.
.
.
Mudança do voto
A pesquisa sondou sobre a possibilidade de mudança de voto e revelou que a eleição na cidade de Várzea Grande está pré-definida, pois quando questionados sobre a possibilidade de mudar o voto até a data da eleição, 88,67% dos eleitores afirmaram que não mudariam de jeito nenhum, 2,67% disseram que talvez, e 8,67% afirmaram que mudaria.
Dados da pesquisa
A pesquisa foi realizada pelo Instituto Estimativa nos dias 23 a 24 de setembro de 2024. Ouviu eleitores a partir de 16 anos residentes nas zonas urbana e rural do município de Várzea Grande. Está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número:PI-05203/2024.