Na tarde desta sexta-feira (04/10/2024), em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, um carro alugado pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República foi roubado enquanto a equipe realizava a vistoria da escola onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) votará no próximo domingo. A Polícia Civil de São Paulo já investiga o caso.
No momento do crime, apenas a motorista da locadora estava dentro do veículo. Ela foi abordada por criminosos armados que a obrigaram a sair do carro e a desbloquear seu celular, que também foi levado junto com o automóvel. Embora o GSI tenha informado que nenhum armamento foi roubado, o jornal apurou que dentro do veículo havia malas dos agentes de segurança com coletes à prova de balas, crachás e outros pertences pessoais.
O roubo aconteceu logo após a equipe de cerimonial e comunicação do governo concluir a vistoria na escola estadual Dr. João Firmino Correia de Araújo, local onde Lula votará no 1º turno das eleições municipais. Apesar do incidente, o cronograma do presidente para o dia da votação permanece inalterado. Lula deve chegar ao local por volta das 8h e retornar para Brasília logo em seguida. Entretanto, ele considera a possibilidade de permanecer em São Paulo caso os primeiros brasileiros repatriados do Líbano cheguem à capital paulista ainda no domingo, já que planeja recebê-los no aeroporto.