Os eleitores das 224 cidades do Piauí foram às urnas neste domingo (06) para eleger seus representantes municipais, e o PSD despontou como o partido com o maior número de prefeitos eleitos no 1º turno, com 65 candidatos vitoriosos. Logo atrás, o MDB garantiu 57 gestores, seguido pelo PT, que conquistou 50 prefeituras, PP (34), PDT (7), Solidariedade (4), Republicanos (3), PSB (2), e o Podemos e União Brasil, com 1 eleito cada.
A liderança do PSD e do MDB no Piauí reflete a tendência nacional, onde ambos também se destacaram como os partidos com maior número de chefes do executivo eleitos. No estado, o PT teve um crescimento expressivo em relação a 2020, mais que dobrando o número de prefeituras sob sua administração, enquanto o Progressistas (PP), que conquistou 84 cidades em 2020, teve uma queda significativa, vencendo em apenas 34.
Entre as principais vitórias do PP estão as cidades de Campo Maior e União, enquanto o PT celebrou grandes conquistas em Piripiri e Luís Correia. O cenário político no Piauí também é influenciado pela federação formada em 2022 entre PT, PSD e MDB, que resultou na eleição de Rafael Fonteles ao governo. Juntos, esses partidos agora controlam mais de 170 prefeituras, cerca de 75% dos municípios piauienses.
Comparando com o pleito de 2020, partidos como o PTB, que teve 17 prefeitos eleitos naquele ano, não conseguiram eleger nenhum candidato em 2024. Outros partidos que perderam representação nas prefeituras foram PL, PSDB, DC e DEM. O Republicanos, que em 2020 havia conquistado 10 prefeituras, desta vez elegeu apenas três.
O Podemos, Solidariedade e União Brasil, que elegeu Silvio Mendes em Teresina, agora fazem parte dos partidos com prefeituras no estado, reduzindo o número de legendas com representação municipal de 12 em 2020 para 10 em 2024.
O deputado federal Júlio César, presidente do diretório estadual do PSD, celebrou o desempenho do partido em uma nota oficial:
"Manifesto minha mais profunda gratidão pelos votos de confiança nos nossos candidatos. Hoje somos mais fortes, com 65 prefeitos eleitos. Seguiremos firmes e determinados, trabalhando incansavelmente para conquistar ainda mais o coração do povo piauiense. Obrigado, Piauí!".