Quinta, 15 de novembro de 2018
(86) 99915-1055
Desk Propaganda
[email protected]
(89)9 9915-7810
Uruçuí-PI

Uruçuí-PI

Jailton Silva Correspondente do município.

[email protected]

(89)9 9915-7810

Cidades - Ação

Postada em 10/09/2018 ás 18h32

Publicada por: Jailton Silva

Vereadora busca melhorias às pessoas portadoras de necessidades visuais
A inclusão social possibilita uma melhor condição de vida aos portadores de deficiência visual
Vereadora busca melhorias às pessoas portadoras de necessidades visuais

Preocupada com o bem-estar das pessoas portadoras de deficiência visual, a vereadora Berenice Santos (REDE), apresentou no último dia 03 de setembro, o projeto de lei que dispões sobre a obrigatoriedade da Instalação de “Piso Tátil”, para demarcar obstáculos em áreas públicas e a localização da faixa de pedestres, visando à acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência visual, no município de Uruçuí.

 

O referido projeto tem como principal objetivo permitir que as pessoas com deficiência visual consigam perceber obstáculos. “Com a medida estaremos buscando a inclusão social, possibilitando uma melhor condição de vida aos portadores de deficiência visual”, disse Berenice.

 

Pela proposta, todo o equipamento permanente a ser instalado em calçadas, parques, passeios públicos, praças e outras áreas de circulação de pessoas deverá ser circundado por piso tátil, ou seja, sensível ao toque das pessoas portadoras de deficiência visual.

 

O piso tátil é aquele piso diferenciado com textura e cor sempre em destaque com o piso que estiver ao redor, que é facilmente perceptível por pessoas com deficiência visual ou baixa visão, sua função é alertar, por isso é instalado em locais que há um obstáculo que o deficiente visual não consiga detectar com a bengala como, por exemplo, em porta de elevadores, rampas de acesso etc. O excesso deste piso ou a colocação em locais inadequados pode confundir e atrapalhar a locomoção.

 

As calçadas também deverão ser demarcadas com piso tátil, na área em que se encontra a faixa de pedestres. Nos locais que já existem este tipo de piso, deverão ser adaptados para cumprir o estabelecido na lei. Para isso, a esta estende o prazo de até dezoito (18) meses, contada a data da publicação da presente lei.

 

Por último o piso tátil o direcional deverá ser instalado de acordo com as especificações técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

 

Fonte: Jailton Silva

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Revista ADV
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2018 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium