O deputado Evair de Melo (PP-ES) protocolou na terça-feira (22) um requerimento solicitando que a Procuradoria-Geral da República (PGR) investigue as circunstâncias do acidente sofrido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Palácio da Alvorada no sábado (19). Lula machucou a cabeça após um incidente no banheiro.
No documento, o parlamentar aponta que, inicialmente, o governo informou que o presidente havia escorregado, mas posteriormente surgiram versões divergentes, sugerindo que o acidente ocorreu devido ao rompimento de um banco em que Lula estava sentado.
"Este é um tema de extrema relevância, pois envolve não apenas a integridade física do chefe de Estado, mas também a segurança institucional e a estabilidade do país [...] A condição física de um líder nacional pode impactar diretamente o funcionamento do governo, exigindo que qualquer questão relacionada à sua saúde seja tratada com transparência", argumentou o deputado.
Evair de Melo também destacou a necessidade de uma investigação para apurar se houve uma tentativa de "ocultar a gravidade do ocorrido ou manipular a opinião pública".