Durante o mês de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde de Timon realizou uma série de ações em alusão à prevenção ao câncer de mama. As atividades foram feitas, principalmente, em Unidades Básicas de Saúde e no Centro de Atenção Integrada à Saúde da Mulher (CAISM), que realizou 612 exames de mamografia.
Além das ações dentro das unidades, os profissionais de saúde realizaram mobilizações em pontos estratégicos da cidade durante a campanha Outubro Rosa. A Ponte Metálica recebeu uma blitz de conscientização sobre o câncer de mama. No local, motoristas e transeuntes receberam orientações, folhetos educativos e informações sobre a doença. As mulheres que trabalham na Ceasa de Timon também foram contempladas com atividades. Equipes do CAISM foram até o local agendar mamografias e orientar sobre o autoexame de mamas.
As UBSs promoveram rodas de conversas com usuárias sobre câncer, distribuição de materiais informativos, agendamentos de mamografias, realização de citologias, além de palestras.
“Mais uma vez o Outubro Rosa está sendo um sucesso. Tanto na conscientização e prevenção, como na realização de exames. Fizemos, neste mês, 612 exames de mamografias. Também intensificamos consultas com mastologistas e exames de citologia. Sobre as mamografias, foram exames agendados no próprio CAISM ou encaminhados das UBSs, que também realizaram grandes mobilizações”, conta Marcela Paiva, coordenadora do CAISM.
A costureira Antônia Leal, 41 anos, fez mamografia pela primeira vez. Ela realizou o exame no CAISM, na última terça-feira (29), logo após assistir a uma palestra de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce de câncer de mama na unidade.
“Eu nunca tinha feito uma mamografia, pois eu tinha medo. Marquei o exame e graças a Deus está tudo bem comigo. O atendimento no CAISM é muito bom, profissionais ótimos e estrutura parece a de uma clínica particular”, destaca Antônia.
PUBLICIDADE: