A mais recente pesquisa CNT/MDA, divulgada nesta terça-feira (12), mostra que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem avaliação positiva (soma de ótimo e bom) de 35,5% dos brasileiros, enquanto 30,8% consideram a administração ruim ou péssima, e 32,1% a classificam como regular. Outros 1,6% dos entrevistados não opinaram. Esse é o menor índice de aprovação do governo Lula desde o início de seu mandato, em janeiro de 2023, e representa uma queda de dois pontos percentuais em relação ao levantamento anterior, de maio de 2024.
A pesquisa ainda revela que a aprovação pessoal do presidente é de 50%, enquanto 46% desaprovam seu desempenho, com 4,6% sem opinião formada. Na comparação com o início do ano, a avaliação positiva do governo caiu oito pontos, enquanto a negativa aumentou três pontos.
Entre os recortes demográficos, Lula é melhor avaliado entre mulheres, idosos, pessoas com renda de até dois salários mínimos e com ensino fundamental. O apoio também é mais forte no Nordeste e entre católicos. Já os maiores índices de rejeição estão entre evangélicos e pessoas que ganham mais de cinco salários mínimos.
Realizada presencialmente entre os dias 6 e 9 de novembro com 2.002 entrevistados em todas as regiões do país, a pesquisa tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.