O Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) de Altos foi um dos protagonistas do Encontro Estadual de Disseminação e Reconhecimento das Atividades Desenvolvidas por Adolescentes, realizado nesta segunda-feira, 11 de novembro, em Teresina. O evento, promovido pela Associação Piauiense de Municípios (APDMCE) em parceria com o Selo Unicef, reuniu NUCAs de 26 municípios piauienses que se destacaram nas áreas de enfrentamento à violência e mudanças climáticas, entre outras ações de impacto social.
O encontro teve como objetivo divulgar e socializar as atividades realizadas pelos adolescentes entre 2021 e 2024, reconhecendo seus esforços em transformar suas comunidades e sensibilizar a população sobre questões sociais importantes. A participação de Altos no evento foi um momento de visibilidade para o trabalho realizado pelos jovens no município, que têm se dedicado a ações de conscientização e mobilização em temas urgentes, como o enfrentamento à violência e os desafios impostos pelas mudanças climáticas.
O evento foi realizado em duas etapas: pela manhã, no Parque da Cidadania, houve a exposição de banners que apresentaram as atividades realizadas pelos NUCAs de todo o estado, com destaque para as ações do NUCA de Altos, que chamaram atenção pelo impacto e relevância social. A tarde foi dedicada a oficinas e apresentações artístico-culturais, realizadas no Tribunal de Contas do Estado, onde os adolescentes puderam compartilhar suas experiências, ideias e projetos, além de se envolver em atividades de capacitação.
A participação no evento é uma importante conquista para o município de Altos, que tem se destacado pelas ações do NUCA. Com o apoio da articulação do Selo Unicef, a gestão municipal tem incentivado o protagonismo juvenil e a participação ativa dos adolescentes em ações que visam melhorar a qualidade de vida e fortalecer a cidadania.
“É um orgulho ver nossos adolescentes sendo reconhecidos por suas ações e esforços. O trabalho desenvolvido pelo NUCA de Altos é um reflexo do compromisso da nossa gestão com a promoção da cidadania e do empoderamento juvenil. A participação no encontro foi uma oportunidade de aprendizado e valorização para todos os envolvidos”, afirmou Francisca Ribeiro, articuladora do Selo Unicef de Altos.