Na noite de segunda-feira (11), vinte detentos escaparam da Penitenciária Irmão Guido, localizada na zona Sul de Teresina, após utilizarem as ventanas de aeração — pequenas aberturas projetadas para ventilação em ambientes prisionais. De acordo com informações todos os fugitivos são suspeitos de integrar uma facção criminosa.
A Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) informou nesta quarta-feira (13) que mais dois fugitivos foram recapturados, elevando para cinco o número de detentos recapturados até agora, enquanto outros 15 seguem foragidos. Identificados como Antônio das Graças Rios de Amorim Neto e José Wilson da Silva Sousa, os dois recapturados foram encontrados em uma casa abandonada na Vila Palitolândia, também na zona Sul de Teresina. Ao perceberem a aproximação das viaturas da Polícia Militar, eles tentaram fugir pulando muros e até se esconderam em caixas d'água, mas foram detidos.
As forças de segurança continuam as buscas pelos detentos restantes. Para ajudar na localização dos fugitivos, a população pode enviar denúncias pelo WhatsApp (86) 99488-8133 (Duap/Sejus) ou pelo número 190.
A lista de foragidos inclui, além dos recapturados, nomes como Sérgio Reis Rocha da Silva e Mateus Silva Araújo, já detidos novamente. A Sejus anunciou ainda a abertura de uma sindicância para investigar as circunstâncias da fuga e solicitou à Secretaria de Segurança a realização de um Inquérito Policial para apuração detalhada do caso.