Moradores próximos ao Centro Municipal de Educação Infantil Clemente Fortes, em Teresina, denunciam o descarte irregular de lixo na calçada da unidade escolar. Vídeos enviados ao Portal R10 mostram o acúmulo de resíduos no local, gerando revolta na comunidade.
Uma moradora, que preferiu não se identificar, criticou a atitude da própria população:
“Isso é uma vergonha. Só querem culpar o prefeito, mas a culpa é da população. A prefeitura limpa, e eles vão lá e jogam lixo de novo onde não devem. A calçada da escola não é lixão.”
A situação pode piorar nos próximos dias, já que Teresina ficará sem coleta de lixo a partir desta sexta-feira (22). Os trabalhadores da limpeza urbana decidiram, em assembleia realizada na última segunda-feira (18), entrar em greve por tempo indeterminado.
Os profissionais reivindicam o pagamento de horas extras, insalubridade, o depósito do FGTS e denunciam a sobrecarga de trabalho. Jonathas Miranda, presidente do sindicato que representa a categoria, criticou a postura da empresa responsável pelo serviço:
“Decidimos pela greve porque muitos problemas foram apresentados, prazos foram dados e nenhuma solução foi obtida. Hoje a empresa apresentou contrapropostas, mas a categoria decidiu, por unanimidade, que era hora de parar.”
Com a greve, espera-se que o problema do acúmulo de lixo em áreas públicas, como no entorno do CMEI Clemente Fortes, se intensifique, agravando ainda mais os transtornos para a população.