Em matéria veiculada na Revista Veja, a Construtora Ótima Ltda, fundada em 24 de março de 2022 no Piauí com um capital social de R$ 35,2 milhões, tornou-se destaque no cenário nacional ao aparecer com faturamento de R$ 8,9 bilhões em contratos com o governo Lula. Os dados, levantados pelo colunista Robson Ronin estavam inflados, e de acordo com o órgão apresentava erros no preenchimento dos dados no Portal da Transparência.
Com o erro no sistema, a empresa apareceu na liderança no setor ao fechar um robusto pacote de obras com a Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Piauí. Entre os serviços estão a conservação e reparação das rodovias BR-343 e BR-226, que cortam o estado.
A Construtora Ótima surgiu após uma cisão entre os irmãos Humberto Castro e João Costa e Castro, ex-sócios na Construtora Jurema. Divergências sobre a execução de obras fora do estado do Piauí levaram à separação. Humberto fundou a Ótima Ltda, enquanto João seguiu à frente da Jurema.
A rápida ascensão da empreiteira e sua expressiva participação nos contratos do governo gerou questionamentos sobre a competitividade e os critérios adotados nas licitações federais.
Confira nota oficial enviada ao Portal R10