O Grupo de Capoeira Ginga de Corpo promoveu nos dias 23 e 24 a 2° edição do projeto “Projeto Ginga de Corpo e a comunidade”, com uma série de atividades como aulas de capoeira, “papoeira” e a cerimônia de batizado e troca de cordas.
Um dos momentos mais marcantes do evento foi a troca de corda de uma das organizadoras, quando a monitora Claudia Fernanda, conhecida como Mandingueira, recebeu a graduação de instrutora.
No dia 23, aconteceu uma aula ministrada pelo Mestre Chinês, de Jucás-CE.
No dia 24, a aula foi conduzida pela Professora Semente, de Salvador-BA.
Toda a programação foi organizada pela monitora Mandingueira (Claudia), sob a coordenação geral do Mestre Pacu, fortalecendo a conexão entre os participantes e promovendo a cultura e a história da capoeira.
Além disso, o evento contou com a participação de diversos grupos de capoeira, o que enriqueceu a troca de experiências e fortaleceu os laços culturais. Representaram a cidade de Picos os grupos Angola Guaribas, Acedac, Capoeira Celebre e Palmares.
Também marcaram presença grupos de cidades vizinhas, como Escola de Capoeira do Brasil de Teresina-PI, Raízes do Brasil de Oeiras-PI, Cordão de Ouro de Jaicos-PI e Associação Sertão central Capoeira de Jucas-CE, reforçando a diversidade e a união dentro da capoeira.