O deputado estadual Fábio Novo usou sua conta no X (antigo Twitter) neste domingo (1º) para fazer críticas ao prefeito eleito de Teresina, Sílvio Mendes, e desabafar sobre as acusações que recebeu durante a campanha eleitoral. O deputado, que foi candidato à prefeitura da capital, respondeu a ataques relacionados à sua vinculação do candidato vencedor a figuras políticas como o ex-presidente Jair Bolsonaro e o senador Ciro Nogueira.
Fábio Novo reconheceu que pagará uma multa de R$ 53 mil por ter divulgado uma pergunta de pesquisa sem o devido registro, associando Sílvio Mendes aos nomes de Bolsonaro e Ciro. "Pagarei multa de R$ 53 mil por ter divulgado uma pergunta de pesquisa no período eleitoral, vinculando o senador Ciro e Bolsonaro ao prefeito eleito, Silvio Mendes. Falhei ao não observar que a pergunta não fora registrada. Isso não caracteriza pesquisa fraudulenta! E não menti!", afirmou.
No entanto, o deputado manteve a crítica, afirmando que as conexões entre Sílvio Mendes e essas figuras políticas são públicas e evidentes. "É público que Silvio votou em Bolsonaro com direito a coletiva em 6/10/22. É pública a comemoração da eleição do prefeito na casa do senador Ciro Nogueira em 6/10/24. É público que o senador Ciro Nogueira, além de maior apoiador de Silvio, também será o mais influente no seu governo", disse Fábio Novo.
O deputado também se referiu à composição do primeiro escalão do governo de Sílvio Mendes, que incluiu a nomeação de Eliane Nogueira, mãe do senador Ciro, para a Secretaria Municipal de Assistência Social. "Sua mãe e outros do PP já foram anunciados para o 1º escalão. Aos poucos, descortina-se quem escamoteia, dissimula e comete estelionato eleitoral!", declarou.
Em resposta aos ataques que recebeu durante a campanha, Fábio Novo defendeu suas próprias alianças, citando publicamente o ex-presidente Lula, o governador Wellington Dias e o deputado federal Rafael. "Não escondi que no meu time jogavam Lula, Wellington e Rafael. E mostrei todos nas ruas, nas redes, na TV e no rádio!", finalizou.
A crítica de Fábio Novo reflete o clima tenso pós-eleitoral em Teresina, onde as disputas políticas continuam a gerar repercussão.