O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) é um dos destaques da 73ª Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi), considerado o maior evento do gênero das regiões Norte-Nordeste. A exposição começou no dia primeiro deste mês e vai até o próximo domingo, dia oito, no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde, na BR 343, no bairro Santa Luzia, em Teresina/PI. Os números são graúdos. Nestes oito dias são esperados 400 mil visitantes. A exposição reúne 1.500 animais, 200 expositores e deve gerar mais de R$ 300 milhões em negócios, segundo previsão do Governo do Estado.
Além de participar com um stand em conjunto com a Embrapa e a Conab, o Mapa desenvolve hoje (05) uma oficina sobre Sistema Orgânico de Produção Apícola para 100 profissionais(agrônomos, veterinários, zootecnistas, técnicos agropecuários e produtores). O treinamento acontece no “Espaço do Conhecimento”, área ocupada no evento pelo Sebrae e Senar.
A oficina está sendo ministrada pela auditora fiscal federal Adriana Chagas Barreto, do Mapa no Piauí, e pelo professor-pesquisador da Universidade Federal do Piauí Darcet Costa Souza. O treinamento foi aberto precisamente às 8 horas com a auditora do Ministério da Agricultura e Pecuária mostrando a evolução da legislação brasileira, os mecanismos de garantia da qualidade orgânica, a certificação por auditoria, a certificação em grupo de produtores e o sistema de controle interno.
À tarde, ela aprofundou no tema e falou sobre importância dos registros no sistema de produção orgânica e o plano de manejo orgânico. Já o professor Darcet Souza abordou o seguinte conteúdo: caracterização da unidade de produção, plano de manejo orgânico, período de conversão ao sistema orgânico e produção paralela. Souza destacou também a localização dos apiários, a origem das abelhas para o sistema, período de conversão, alimentação das abelhas e manejo sanitário e das colméias.
Até setembro deste ano, o Brasil, nas cinco regiões, continuava firme cultivando produtos agropecuários orgânicos em todos os estados. São 25.949 produtores ativos inscritos no Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos. Deste total, 7.072 trabalham na região Nordeste. No Piauí, o número de produtores chega a 1.224. “Há produção de orgânicos em 60 dos 224 municípios do Estado”, destaca Adriana Chagas Barreto. Segundo ela, Simões (174 produtores), Paulistana (131 produtores) e Jacobina (122 produtores) são os municípios que se destacam no cultivo de orgânicos. O mel é o produto de maior destaque.