Terça, 23 de outubro de 2018
(86) 99915-1055
Piauí - Paralisação

Postada em 17/09/2018 ás 08h30 - atualizada em 17/09/2018 ás 10h55

Publicada por: Gustavo Miranda

Trabalhadores da Educação de Pio IX fazem manifestação
Segundo sindicato, ASGs protestam contra os reiterados atrasos de salários.
Trabalhadores da Educação de Pio IX fazem manifestação

Foto: Divulgação

Trabalhadores da rede municipal de educação de Pio IX realizaram nessa sexta-feira (14) uma manifestação. De acordo com o Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Pio IX, os ASGs (merendeiras, vigias e zeladoras) das escolas da cidade e da zona rural decidiram em assembleia paralisar suas atividades junto às escolas da rede municipal e se manifestaram contra os reiterados atrasos de salários. 

O ato também contou com o apoio de parte dos professores representados pelo SIMTEP que, segundo a categoria, veem sendo penalizados por essa mesma questão. Além disso,eles alegam ter recebido cartas de cobrança do SPC, devido os consignados descontados diretamente na folha de pagamento não estarem sendo depositados pelo município junto a Caixa Econômica, gerando danos morais e constrangimentos. 

Os servidores que decidiram em paralisar as atividades, reafirmaram a insatisfação com a situação dos ASGs com uma manifestação ocorrida na manhã de sexta-feira(14), organizaram-se próximo às imediações dos colégios municipais, ocupando as calçadas de um lado e do outro da rua, alunos e pais que se dirigiam as escolas pararam e prestaram seu apoio ao movimento que segundo o SIMTEP foi devidamente orientado pela assessoria jurídica do Sindicato e comunicado a Secretaria Municipal de Educação com 48 horas de antecedência, mesmo assim, os gestores não respostaram e não se pronunciaram.

Na ocasião, a representante do SIMTEP a professora Luciene Amorim disse:  "a categoria já é contemplada com uma determinação judicial de autoria do MPT de 2014 que estabelece ao município de Pio IX efetuar o pagamento até o quinto dia útil do mês subsequente ao trabalhado, mediante o descumprimento o sindicato está reavendo a questão junto ao TRT. “ É importante ressaltarmos também, que ano após ano, nos deparamos com a subtração absurda de dias letivos e o descumprimento do calendário de 200 dias letivos, com início tardio das aulas no primeiro e segundo semestre e decretos desnecessários que facultam dias letivos, ferindo um direito básico e primordial a crianças e adolescentes".  Em nova assembleia realizada ainda sexta (14), a categoria decidiu pela da paralisação dos serviços nesta segunda (17).

Os ASGs e professores reafirmaram voltar às atividades normais, inclusive repor as horas não trabalhadas, somente quando o município efetuar o pagamento dos (vigias, merendeiras e zeladoras do quadro efetivo da educação municipal).       

      Outro lado

Procurada pelo Portal R10, Martha Rachel, secretária municipal de Educação de Pio IX disse que a efetivação do pagamento está  previsto para esta terça-feira (18).

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Revista ADV

»

Capitão de Campos Por Celso Oliveira

Prefeito reúne bolsistas e propõe parceria

Água Branca-PI Por Lenno Oliveira

Forró Sacode vai fazer a festa no 2º ano do B-Day do Josué

São João da Serra Por Cosme Jales

Em São João da Serra estradas são realizadas pela Prefeitura

Gilbués-PI Por Henrique Guerra

Sinserpim realiza grande festa de confraternização

São Pedro do Piauí Por Mário Paiva

Prefeitura de São Pedro do Piauí faz alerta sobre gagueira

Mais lidas da semana

»

Municípios
© Copyright 2018 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium