Quinta, 18 de outubro de 2018
(86) 99915-1055
[email protected]
(89) 9 9935-9989
Gilbués-PI

Gilbués-PI

Henrique Guerra Correspondente do município.

[email protected]

(89) 9 9935-9989

Cidades - CBH Rio do Gurguéia

Postada em 17/09/2018 ás 15h34 - atualizada em 21/09/2018 ás 09h43

Publicada por: Henrique Guerra

Fonte: Fort Notícias

Vereadores de Gilbués participam de posse do presidente do CBH Rio Gurguéia
Israel Guerra toma posse como presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Gurguéia
Vereadores de Gilbués participam de posse do presidente do CBH Rio Gurguéia

Em cerimônia ocorrida no dia 14/9, na Câmara Municipal de Bom Jesus-Pi, o jornalista Israel Guerra (Badé), foi empossado como presidente da Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Gurguéia, tendo como vice o professor Lincoln Silva e secretário executivo, Anderson Gama.

Em seguida o novo presidente declarou empossados os demais membros do Comitê para o biênio 2018/ 2020.

A solenidade contou com a presença de representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí, vereadores de vários municípios da região, secretários municipais, sindicatos, Universidade Federal do Piauí, ONG´s e ambientalistas.

O diretor de Recursos Hídricos da SEMAR, Marcos Reis, falou da importância do Comitê para para a implementação de políticas públicas ambientais na região. “O comitê é o fórum adequado para discutir as questões hídricas da região, nós da SEMAR estamos á disposição para apoiá-los”, disse, o diretor.

O Vereador Henrique Guerra de Gilbués, desejou sucesso à nova gestão. “Espero que vocês consigam recursos para desenvolver ações na bacia.

O novo presidente destacou que são muitos os desafios a serem enfrentados numa região castigada pela seca, com inúmeros impactos ambientais provocados pela ação do homem (desmatamentos, queimadas, assoreamentos), onde muitas famílias estão sofrendo com a escassez hídrica.

Israel, ainda apresentou propostas para a elaboração de um plano de trabalho integrado do CBH Gurguéia:  Fazer o monitoramento ambiental e da qualidade da água; implementar oficinas de educação ambiental; fazer o levantamento do uso e ocupação das áreas de preservação permanente ao longo do rio Gurguéia, entre outras.

Os participantes falaram de problemas ambientais em seus municípios e reclamaram da falta de ações do governo estadual na região para a preservação e conservação dos recursos naturais.

O CBH Rio Gurguéia é composto por 33 municípios do Extremo Sul do Piauí (Cristalândia ao sul a Itaueira/norte), com uma população de aproximadamente 200 mil habitantes.  É formado por representantes de órgãos públicos interessados na gestão e proteção dos recursos hídricos, usuários das águas e representantes da sociedade civil e entidades associativas.

 

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Revista ADV
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2018 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium