Quarta, 12 de Fevereiro de 2025
Portal R10
Quarta, 12 de Fevereiro de 2025
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99911-2276

Marcelo Barradas

Expansão

(86) 99446-2372

Últimas notícias
Piauí Piauí
09/01/2025 11h27 Atualizada há 1 mês
Por: Maria Eduarda

Vigilância Sanitária do Piauí fiscaliza venda ilegal de raticidas e apreende material em mercados

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (DIVISA), realizou, nesta quinta-feira (9), uma ação de fiscalização com intuito de combater e inibir a comercialização ilegal de raticidas em mercados públicos de Teresina. Durante as vistorias, as equipes apreenderam diversos materiais vendidos de forma irregular, como inseticidas, medicamentos e veneno em pó, que serão enviados para análise com o intuito de esclarecer se é chumbinho.

“O foco são produtos que não possuem registros e são falsificados. Fizemos a inutilização e retirada de produtos que não podem ser comercializados. São produtos sem rótulo, não tem a identificação do que contém no seu interior e que causam graves danos à saúde pública, podendo levar a pessoa intoxicada a óbito”, explica Tatiana Chaves, diretora da DIVISA. 

Divulgação / FMS
Divulgação / FMS

Além do apoio de equipes da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) e Gerência de Vigilância Sanitária (Gevisa) da Fundação Municipal de Saúde, a ação também contou com o apoio da Delegacia Especializada em Crimes contra a Ordem Tributária, Econômica e contra Relações de Consumo (Deccoterc), que acompanhou as inspeções 

“Fizemos essas diligências em conjunto, onde conseguimos recolher o chamado mil gato. Do ponto de vista da Polícia Civil, recolhemos uma amostra do material para ser encaminhado à perícia. Em seguida iremos instaurar um procedimento para sabermos de onde vem esse produto, a origem e quem distribui esse produto nos mercados da capital”, destacou o delegado Sebastião Alencar. 

Os permissionários flagrados realizando a venda ilegal desses produtos foram notificados pela Gevisa quanto ao risco dessa atividade. Já o material apreendido foi encaminhado para a Divisa.

Fonte: Cidade verde
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp