Iniciando a série de entrevistas em 2025, o Portal R10 recebeu em estúdio o vereador Rodrigo Rocha, de Baixa Grande do Ribeiro (PI), que foi eleito no último sábado (04), novo presidente da Associação dos Vereadores do Estado do Piauí (AVEP). A entrevista foi conduzida pela Diretora de Conteúdo, Elayne Amorim.
Rodrigo venceu com 382 votos, derrotando o candidato Lula Bravo com uma diferença de 24 votos, fazendo história na AVEP e quebrando a hegemonia de um grupo por mais de 10 anos, que trouxe uma gestão de insatisfação aos vereadores dentro entidade.
"A disputa em si foi acirrada. O que eles mais cobraram foi a atenção mesmo do presidente, do presidente dar aquela atenção, do presidente estar presente e de real mudança mesmo na parte logística da AVEP em si que estava um pouco apagada e hoje a gente quer alavancar nossa entidade que nos representa e é muito importante em nosso Piauí", diz o vereador.
Ao ser questionado sobre a escolha em querer ser presidente da AVEP, Rodrigo ressaltou o pedido de mudança no olhar dos vereadores e que sentia a vontade de fazer a associação brilhar novamente, reafirmando seu compromisso.
"A gente percorreu o Piauí e muitos vereadores tinham um sentimento de mudança, que a AVEP em si nos representa, representa o vereador. É uma entidade muito importante que estava apagada e a gente quer dar uma cara nova, dando uma oportunidade aos vereadores tanto na parte jurídica, tanto na parte contábil, e trazendo também um curso preparatório diretamente pro vereador, que é de grande importância. É um desafio, não é fácil, mas Deus vai honrar, vai nos abençoar para que a gente faça um bom mandato à frente da AVEP. Os vereadores esperam isso da minha pessoa e eu digo que a gente vai fazer retribuir tudo que a gente falou em trabalho", ressaltou Rodrigo.
Sobre os planos para a gestão, o novo presidente da AVEP deseja abrir mais diálogo entre os vereadores e aumentar o número de Câmaras filiadas à entidade.
"Primeiramente a gente tem que ligar para todas as Câmaras, pra estarem se filiando novamente, renovando contratos, pra que a gente venha realmente captar recursos pra gente fazer algo pela nossa entidade. Os vereadores estão sabendo, estão aptos disso, então vamos estar ligando para os presidentes novatos entendeu e com fé em Deus, até no março ou abril, a gente vai estar aí com umas 120 câmeras afiliadas, que vão dar um suporte pra gente trabalhar pela entidade", afirmou.
Rodrigo Rocha aproveitou e deixou um lembrete aos vereadores sobre a primeira reunião geral que deve acontecer nos próximos meses.
"Quero dizer aos nossos vereadores que em abril, estou vendo aqui para o dia 24 de abril, pra gente já fazer o primeiro encontro dos vereadores do nosso Piauí. A gente vai fazer o primeiro encontro aqui em Teresina e depois a gente vai fazer os encontro nas regionais no nosso Piauí. Tudo aos poucos. A gente está pegando agora como é que funciona o corpo da AVEP em si mas a gente vai dar a oportunidade pro vereador crescer politicamente na sua cidade e na parte também dele desenvolver mais o seu papel de vereança".
Além de representar mais de dois mil vereadores e que atualmente reúne mais de 90 Câmaras Municipais filiadas, a AVEP tem como objetivo fortalecer o legislativo municipal.
Ver essa foto no Instagram