Neste domingo (12), o governador Rafael Fonteles utilizou suas redes sociais para divulgar que firmou dois novos contratos com a Caixa Econômica Federal e com o Ministério das Cidades que serão responsáveis para a constituição de obras no metrô de Teresina.
Este é o segundo acordo firmado em operações de crédito entre o ente Federal e o Piauí, onde ambos foram anunciados pelo governador neste mês. No dia 07, a Caixa disponibilizou para o Estado um empréstimo com o valor total de R$ 97 milhões, atribuído à compra de composições ferroviárias.
Em suas redes sociais, Rafael Fonteles disse: "Seguimos avançando na ampliação da mobilidade urbana em Teresina! Além das melhorias já entregues e da Tarifa Zero, firmamos novos contratos no valor de R$ 335 milhões, com a Caixa Econômica Federal e com o Ministério das Cidades para transformar o metrô da nossa capital."
Segundo o Governador, essa obra garante aquisição de novos Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), construção de novas estações e a modernização das já existentes. Além disso conta também com obras como a da ponte ferroviária sobre o Rio Poti e a duplicação da via férrea.
Com o metrô de Teresina operando com tarifa zero, desde o começo do mês, houve um aumento de 40% no número de usuários a partir da implantação da gratuidade no serviço. Com isso as obras no sistema metroviário da capital, já foram entregues a Nova Estação do bairro Colorado e a reforma da Estação Histórica de Teresina.