Sexta, 28 de Janeiro de 2022
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

28°

22° 30°

Teresina - PI

Últimas notícias
Piauí Colapso
18/09/2018 09h51 Atualizada há 3 anos
Por: Gustavo Henrique

Lagoa no Piauí seca e deixa milhares de peixes mortos

A lagoa do município de Parnaguá secou e com ela morreram mais de um milhão de peixes, diferentes tipos de plantas, animais e microrganismos importantes para manter vivos a fauna, flora, e todo o ecossistema. Os desmatamentos e as queimadas são as principais causas do assoreamento dos rios e lagos da região. 

O abastecimento de várias cidades da região está comprometido e as águas que ainda restam estão em péssima qualidade. É visível o impacto na economia da região. A pastagem seca, o gado magro e muitos animais sem ter o que comer e beber.

Foto: Divulgação/Fort Notícias
Foto: Divulgação/Fort Notícias

No mês de março, as secretarias de estado do Meio Ambiente, em parceria com a prefeitura da cidade, fizeram o povoamento da lagoa, colocando cerca de um milhão de peixes (alevinos), mas, segundo o secretário do meio ambiente do município, Carlos Sobral, não há mais vida na lagoa. “A morte da lagoa é uma catástrofe anunciada. Se não houver a preservação dos rios Corrente e Paraim, seus principais afluentes, a lagoa vai desaparecer em pouco tempo”, alerta.

Sobral disse, ainda, que a prefeitura de Parnaguá já começou as obras de desobstrução do leito do rio Paraim, para que as águas do rio no período das chuvas, chegue à lagoa. A última chuva a cair na região foi há seis meses e a previsão meteorológica para as próximas é somente para o mês de novembro, quando a situação estará bem pior.

O ambientalista Absalão Castro, presidente da Fundação Lagoa de Parnaguá (FULAPA), há anos vem alertando sobre a degradação nas margens da lagoa. Para Israel Guerra, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Gurguéia, é preciso unir forças; governos e sociedade civil, para juntos, buscarem soluções para a revitalização de uma das maiores lagoas naturais da região Nordeste, que possui 12 quilômetros de extensão por seis de largura. A lagoa de Parnaguá pede socorro.

Fonte: Fort Notícias
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp