A Prefeitura de Picos anunciou o cancelamento do Carnaval e do tradicional Zé Pereira em 2025, em função das chuvas torrenciais que atingiram o município, deixando dezenas de famílias desabrigadas e causando graves prejuízos à cidade. A decisão foi comunicada pelo prefeito Dr. Pablo Santos, que destacou a prioridade de garantir assistência aos moradores afetados.
“Estamos com o município em estado de calamidade pública, e minha prioridade como gestor é garantir toda a assistência necessária às famílias afetadas. Neste momento, nossa energia e recursos estão sendo destinados ao acolhimento, alimentação e suporte aos que mais precisam”, declarou o prefeito.
As chuvas, que começaram na noite de segunda-feira (13) e se intensificaram na madrugada de terça-feira (14), causaram alagamentos, deslizamentos e destruição em diversos bairros de Picos. Os bairros Ipueiras e Emaús foram os mais atingidos, com residências inundadas e famílias sendo removidas para locais seguros.
Ruas ficaram submersas, veículos foram arrastados pelas correntezas e várias casas foram invadidas pela água. A prefeitura já decretou estado de calamidade pública, abrangendo o período de chuvas entre 29 de dezembro de 2024 e 14 de janeiro de 2025.
O prefeito convocou uma reunião de emergência para criar um Gabinete de Crise Emergencial. O objetivo é coordenar ações de prevenção e enfrentamento aos danos causados pelas enchentes e deslizamentos.
As forças de resgate incluem o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, a Defesa Civil do Estado, a Polícia Militar do Piauí e o Exército Brasileiro, que estão atuando no resgate de vítimas e na remoção de moradores das áreas críticas. A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PI) também participam da força-tarefa.