Pela primeira vez desde o início de seu governo, a desaprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ultrapassou a aprovação, de acordo com a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira (27). O levantamento revelou que 49% dos entrevistados desaprovam a gestão do presidente, enquanto 47% a aprovam. No levantamento anterior, realizado em dezembro, a aprovação era de 52%, e a desaprovação, de 47%.
A pesquisa mostrou uma queda significativa na aprovação no Nordeste, região onde Lula tradicionalmente tem maior apoio. A aprovação caiu de 67% para 59%. Já no Sul, onde a avaliação do presidente é historicamente mais baixa, 59% dos entrevistados desaprovam o governo, contra 39% que aprovam.
Segundo Felipe Nunes, coordenador do estudo, três fatores contribuíram para a mudança na percepção pública: o sentimento de que o presidente não está cumprindo as promessas de campanha, uma percepção apontada por 65% dos entrevistados; o predomínio de notícias negativas sobre o governo (43% contra 28% de positivas); e a controvérsia em torno da regulação do Pix, apontada por 11% dos entrevistados como o principal fator negativo.
A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 26 de janeiro, com 4.500 pessoas entrevistadas. A margem de erro é de 1 ponto percentual, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos.