Um vídeo que ganhou destaque nas redes sociais neste domingo (26) tem causado grande repercussão ao mostrar uma performance realizada por um integrante do Bloco da Laje, um coletivo carnavalesco de Porto Alegre. A apresentação, considerada por muitos como polêmica, trouxe uma representação artística que faz alusão a Jesus Cristo.
Nas imagens, o artista, que se autodenomina multiartista, posiciona-se entre duas árvores para interagir com o público. Utilizando uma coroa de espinhos nas cores da bandeira LGBT, ele entoa a música “Pregadão”, de autoria do grupo, enquanto realiza movimentos que culminam na retirada de parte de suas roupas. O refrão da música, repetido ao longo da apresentação, diz: "Vamos tirar Jesus da cruz... Eu vou tirar Jesus da cruz."
A performance provocou uma divisão de opiniões. Enquanto algumas pessoas aplaudem o ato como uma manifestação artística e crítica social, outras a consideram desrespeitosa e ofensiva às tradições religiosas.
O Bloco da Laje é conhecido por suas produções culturais e abordagens provocativas, frequentemente misturando temas sociais e políticos em suas apresentações carnavalescas. Em resposta à repercussão, o grupo ainda não se pronunciou oficialmente sobre o vídeo.