Um final de semana que marcou vidas e forjou profissionais!
A Fênix Fire Capacitação & Treinamentos realizou acampamento do curso de Resgate em Locais de Difícil Acesso em Valença do Piauí.
A atividade contou com a instrução do experiente coordenador da empresa Nilson Leal e do instrutor Alexandre.
“O curso foi um sucesso, repleto de aprendizado, superação e trabalho em equipe. A cada desafio, uma vitória. A cada momento, um passo mais próximo de se tornar um herói preparado para proteger vidas.
Parabéns a todos os participantes por esse incrível desempenho! Vocês são a essência da coragem e do comprometimento”. Expressou o coordenador Nilson Leal.
Coordenador Nilson Leal
Nos últimos anos, vem aumentando o número de pessoas que frequentam regiões remotas, de difícil acesso, como as áreas com formações rochosas conhecidas como “Cidades de Pedras”, como também áreas de montanhas, matas, florestas, rios, cavernas ou outras semelhantes, seja para descansar, realizar pesquisas acadêmicas, atividades de turismo ou esportes de aventura. Com isto, vem aumentando o número de ocorrências de acidentes nestes locais, assim para que haja o resgate aqueles que se acidentam, ou se perdem, é necessário dispor de equipes de busca e salvamento formadas com profissionais bem treinados e com conhecimentos específicos. O objetivo deste é relatar a importância de um treinamento de resgate em local de difícil acesso. Um treinamento com instrutores capacitados pela empresa Fênix Fire Capacitação e Treinamentos e simulação de resgate em local de difícil acesso em cenários reais. O referido treinamento ocorreu nas nascentes da localidade Barrinhas em Valença do Piauí.
A prática aconteceu com um grupo de bombeiros civis e alunos em formação, na qual, foram realizadas instruções de primeiros socorros, montagem de maca e imobilizações de membros.
Esta modalidade auxilia os praticantes, permitindo interagir e proceder quando houver emergências em locais de difícil acesso, além de estimular a integração da equipe e garantir um melhor tempo de resposta no atendimento à vítima. É de suma importância que o resgatista tenha conhecimentos de Atendimento Pré- Hospitalar-APH e primeiros socorros, além de experiência em ambientes naturais.
Conclui-se, portanto, que é absolutamente indispensável que os integrantes de equipe de busca e salvamentos em áreas remotas, estejam capacitados a negociar com os elementos naturais, não para lutar contra a natureza, mas para se integrar a ela, tendo a resiliência necessária para se adaptar a esse contexto.
O curso de resgate em locais de difícil acesso é um treinamento que ensina a proceder em situações de emergência em ambientes naturais.
O resgate é uma ação coordenada e planejada para socorrer pessoas em perigo ou presas em situações de emergência.
Durante o treinamento os praticantes tiveram instruções em manuseio de animais peçonhentos, na ocasião foi realizado formas de resgates de serpentes, uma cobra jiboia foi utilizada para mostrar os meios corretos de resgates de forma adequada sem ferir o animal e como evitar acidentes durante esse resgates.
Obs: esse tipo de serpente tem surgido com muita frequência nas residências devido às enchentes provocadas pelas fortes chuvas no Piauí.
Obs: As atividades com a cobra foi inspecionado pelo Ambientalista BC Josely Ecologista também participante do curso, confirmando que os instrutores do curso foram altamente profissionais e cuidaram para que a jiboia fosse bem cuidada durante a atividade sem ferir e ou extressar a serpente, após as atividades a jiboia foi liberada com segurança em hábitat natural.
BC Josely Ecologista - Ambientalista
A Fênix Fire, já formou e capacitou mais de 10.000 profissionais, acreditamos que a verdadeira transformação vem da capacitação! Nosso compromisso é garantir treinamentos de excelência para você e sua equipe. Confira nosso portfólio e venha crescer conosco! Quer conferir nosso portfólio completo, só acessar o link: https://fenix-fire7.webnode.page/?fbclid=PAZXh0bgNhZW0CMTEAAaZaPAVEkeBc5ic4xZTNA7qcbXhWUllRhKK_DEznBXdKdbBbwZPp6J-YdQ8_aem_nh2Uw7jvphwB4C_p_jCeQA
Confira imagens das atividades: