A Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), da Fundação Municipal de Saúde (FMS), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI), está treinando todas as equipes da atenção básica e da atenção hospitalar especializada de Teresina. O treinamento está acontecendo hoje, 5, nos turnos manhã e tarde, no Auditório do Tribunal de Contas do Estado do Piauí.
"O treinamento foi organizado primordialmente pelo núcleo de IST's da DVS FMS. O objetivo é o alinhamento quanto ao manejo correto dos casos, preenchimento de notificações e repasse de informações em tempo hábil", explica Walfrido Salmito, diretor da vigilância em saúde da FMS.
O treinamento está sendo realizado por médicos infectologistas da FMS e da Sesapi, além de também ter a participação da enfermeira Héryca Martins, que é a responsável pelo monitoramento da toxoplasmose na capital.
A toxoplasmose gestacional e congênita é uma infecção parasitária causada pelo Toxoplasma gondii, um parasita presente em alimentos contaminados. A transmissão ocorre por via transplacentária, e o risco de contaminação aumenta com o avanço da gestação.
A toxoplasmose gestacional pode causar abortamento ou o nascimento de um bebê com problemas de saúde. A toxoplasmose congênita pode causar sequelas graves, como retardo mental, anormalidades motoras, surdez e problemas de visão.