Atualmente é difícil encontrar uma pessoa que não dê uma passada na internet ao longo do dia, por mais rápida que seja. Ter o computador, o tablet, o celular ou até mesmo a televisão conectados à rede mundial de computadores é algo normal e corriqueiro na vida do brasileiro.
Segundo o Relatório Digital 2024: 5 billion social media users, divulgado em janeiro do ano passado, os brasileiros passam, em média, mais de nove horas por dia navegando na internet. A média é de 9h13. Com isso, no ranking mundial, o Brasil fica atrás apenas da África do Sul, onde o tempo médio diário é de 9h24.
Esses números ajudam a explicar por que os principais setores e mercados da sociedade estão cada vez mais presentes no mundo on-line. Além disso, o grande engajamento dos brasileiros na internet tem contribuído para que o hábito de assistir televisão fique em segundo plano.
Redes sociais em alta
O relatório indica também que o principal aplicativo na preferência dos brasileiros é o WhatsApp, com 93,4% de alcance. Em seguida, aparecem o Instagram, com 91,2%, e o Facebook, com 81,3%.
O Brasil se mantém no top 3 da lista de países que mais fazem uso das redes sociais. O padrão por aqui é que as pessoas percam cerca de 3h37 por dia neste tipo de app.
Atividades de preferência dos brasileiros
O brasileiro passar mais de nove horas na internet é entendível. As opções vão desde compras on-line até atividades de entretenimento. As principais são as seguintes:
Compras Online
Com a rotina cada vez mais corrida, as pessoas têm utilizado a internet para atender às suas necessidades do dia a dia, desde pagar contas sem precisar ir ao banco até fazer compras em supermercados. Com o passar do tempo, muitos brasileiros perderam o receio de realizar transações e compras online.
O estudo E-commerce Trends 2024, da Octadesk, revela que 62% dos brasileiros fazem de duas a cinco compras por mês na internet. Outro dado interessante é que 85% dos internautas realizam pelo menos uma compra online.
Entretenimento
O mundo do entretenimento é um dos segmentos que mais têm evoluído com a internet, ano após ano. Hoje, é possível assistir a filmes, séries, shows e até eventos de relevância nacional e internacional diretamente pela internet. Um exemplo disso é a CazéTV, que transmite diversas competições esportivas ao vivo no YouTube.
Outra maneira de se divertir é por meio de jogos virtuais. Uma prática que já era comum antigamente, por exemplo, com o famoso Campo Minado, popular nos anos 90, hoje pode ser revivida online, com o jogo Mines, um crash game que é uma releitura desse clássico, onde o jogador deve fazer seleções no tabuleiro sem encontrar as bombas ou minas.
Estudos e cursos
Nem só de diversão e redes sociais vive a internet. Hoje em dia, muitas empresas de educação utilizam a rede mundial de computadores para oferecer seus cursos, criando um grande espaço de conhecimento.
Em 2023, mais de 4,9 milhões de pessoas no Brasil estavam matriculadas em cursos superiores por meio do ensino à distância (EAD).
.Fica claro e evidente que, a cada dia, os principais setores da sociedade estão mais presentes na internet, onde os usuários encontram uma grande variedade de conteúdos.
Com o aumento do tempo online, a internet se tornou essencial no dia a dia dos brasileiros, seja para se divertir, fazer compras ou estudar. Filtrando as informações que aparecem na tela, é possível encontrar o que se deseja e aproveitar melhor as oportunidades para interagir na rede.