Em entrevista nesta segunda-feira (10), o vereador de Teresina, Dudu, admitiu que o Partido dos Trabalhadores (PT) cometeu erros ao se distanciar de alguns movimentos sociais ao longo dos anos. "O PT, como qualquer outro instrumento da democracia ou da sociedade, é feito por homens e mulheres. Tem erros, e a gente tem sim que, ao longo desses 45 anos, admitir alguns erros", afirmou o parlamentar.
Dudu destacou que, recentemente, o PT se afastou de segmentos importantes, como a juventude, os movimentos sociais e os movimentos religiosos, especialmente os evangélicos. "O debate que estamos fazendo, internamente, nas eleições, é que nos distanciamos desses grupos, e a gente tem que voltar a ter esses movimentos próximos dentro do partido, opinando, fazendo o partido que é de massas. Não somos um partido de gabinete, que tem um dono. Somos um partido plural e precisamos dessas reflexões", afirmou o vereador.
Ele reconheceu que esse distanciamento ocorreu após o partido alcançar a governança, tanto no âmbito federal quanto estadual. "Depois que chegamos ao governo, tanto federal quanto estadual, tivemos esse distanciamento porque as grandes lideranças do PT passaram a compor os governos e deixaram esses segmentos órfãos, afastados do PT", concluiu Dudu.
*Com colaboração da repórter Giuly