Quinta, 27 de Março de 2025
Portal R10
Quinta, 27 de Março de 2025
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99911-2276

Marcelo Barradas

Expansão

(86) 99446-2372

Últimas notícias
R10 municípios
R10 municípios Redação do Portal R10 / Equipe R10 Municípios
Cidades Cidades
11/02/2025 16h59
Por: Bruna Dias

Município de Floriano não cumpre compromisso de encerrar lixão gerando impacto ambiental

O município de Floriano, que se comprometeu em dezembro de 2024 a encerrar as atividades de seu lixão e instalar aterro sanitário, enfrenta desafios em relação ao cumprimento deste acordo. Imagens recentes, registradas no local, é possível ver uma equipe do Corpo de Bombeiros tentando controlar um incêndio que atingiu o lixão da cidade, causando um grande impacto ambiental. Apesar do compromisso assumido, o lixo continua sendo descartado de maneira irregular no terreno e a prática de queimadas permanece em andamento, aparentemente sob a responsabilidade da prefeitura.

Em dezembro de 2024, 32 municípios piauienses, incluindo Floriano, assinaram um compromisso de encerrar as atividades de lixões, como parte do projeto "Zero Lixões - Por um Piauí mais limpo!". Este projeto é uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) e o Ministério Público do Piauí (MP-PI). A proposta visava, além do encerramento dos lixões, a conscientização dos gestores municipais sobre a importância de cumprir a legislação vigente, em especial a Lei Federal nº 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A ação do projeto também incluiu a recuperação das áreas degradadas e a estruturação das cooperativas de catadores de materiais recicláveis, buscando promover um manejo mais sustentável dos resíduos sólidos. Contudo, a realidade de Floriano aponta para o descumprimento dos compromissos estabelecidos, com o município não tendo dado, até o momento, passos efetivos para a desativação do lixão.

A situação gerou preocupação entre ambientalistas, moradores e autoridades, que ressaltam o impacto negativo das queimadas e do descarte inadequado de resíduos na saúde pública e no meio ambiente local. A população exige que o poder público tome as medidas necessárias para cumprir o acordo firmado, além de buscar soluções mais adequadas e sustentáveis para o tratamento de resíduos na cidade.

Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp