O deputado Dr. Vinicius, líder do governador Rafael Fonteles na Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI), comentou nesta quarta-feira (13) em entrevista ao Portal R10 sobre as intenções do Partido dos Trabalhadores (PT) em relação à chapa majoritária para as eleições de 2026. O parlamentar destacou que o PT, assim como outros partidos da base governista, tem o interesse em ampliar sua participação e conquistar espaços estratégicos.
"O partido sempre tem interesse em participar cada vez mais, então é natural que o MDB almeje manter sua vaga de Senado, que mantenha sua vaga de vice-governadoria. Da mesma forma, o PT tem interesse em manter sua base federal e estadual e um espaço maior dentro do Senado e também dentro do governo", afirmou Dr. Vinicius.
O líder do governo destacou que, apesar do desejo de todos os partidos em ampliar sua representação, a negociação para 2026 precisa ser conduzida de maneira responsável, levando em consideração o equilíbrio de forças e a construção de um entendimento claro sobre as divisões de cargos e responsabilidades. "É questão de razoabilidade, governabilidade, que tem que ser discutido entre partidos da base. Partidariamente, todos nós estamos querendo mais espaço, mas existe esse acordo da governabilidade que entra uma conversa com mais clareza e um discernimento melhor", explicou.