Nesta quinta-feira (13), uma audiência pública está sendo realizada para discutir a cobrança da taxa de esgoto praticada pela empresa Águas de Teresina, responsável pelo saneamento básico na capital. O debate foi proposto após diversas denúncias de moradores. Os vereadores buscam esclarecer e resolver questões envolvendo as taxas consideradas abusivas e os problemas decorrentes das obras realizadas pela concessionária.
Os moradores de Teresina têm relatado cobranças indevidas em suas faturas, além de denunciarem a depredação das vias públicas durante as obras de ligação de esgoto. Segundo relatos, a Águas de Teresina realiza intervenções em ruas e avenidas, mas frequentemente não repõe o asfalto danificado, deixando as vias em condições precárias e prejudicando a mobilidade urbana.
Durante a audiência, os vereadores procuraram esclarecer os critérios utilizados pela empresa para a cobrança da taxa de esgoto e, principalmente, pressionar a concessionária a tomar medidas corretivas para resolver os problemas enfrentados pela população.
"O plenário lotado explica a insatisfação do povo de Teresina com a prestação dos serviços ofertados pela Águas de Teresina. Deixo bem claro que não sou contra o saneamento básico, agora a Águas de Teresina tem que prestar um serviço de qualidade e ela precisa rever bem essas taxas que são abusivas, que é a cobrança de 100% em cima do consumo de água", afirmou o vereador e presidente da Câmara Municipal, Enzo Samuel.
A audiência buscou também ouvir a população e encontrar soluções para melhorar a qualidade dos serviços prestados pela empresa e garantir que a cobrança seja justa e adequada às condições reais do serviço de esgoto na cidade.