O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) anunciou, nesta segunda-feira (17), a criação de um atendimento exclusivo para os usuários que desejarem acessar o vídeo e áudio captados durante os exames práticos de direção realizados em Teresina. O novo serviço estará disponível no setor de protocolo do prédio Davi Solano, onde acontecem os exames práticos na capital.
De acordo com o Detran-PI, os candidatos que fizerem o exame prático poderão solicitar, ao final da prova, o acesso ao vídeo e áudio que registram todo o percurso realizado. A solicitação poderá ser feita presencialmente no Detran ou através do Sistema SEI, com o material sendo disponibilizado em até 48 horas. Importante destacar que apenas o próprio candidato poderá fazer o pedido.
A medida, que visa aumentar a transparência e a segurança no processo de avaliação dos exames, será implantada após o carnaval. O sistema de baliza eletrônica, utilizado no estado, oferece aos alunos a oportunidade de verificar eventuais falhas que possam ter levado à reprovação, proporcionando mais clareza ao candidato sobre os erros cometidos durante a prova prática.
Com a iniciativa, o Detran-PI busca garantir maior transparência e confiança para os candidatos, permitindo que possam acompanhar, com respaldo técnico, o desempenho durante o exame, além de assegurar um processo de avaliação mais justo.