O governador Rafael Fonteles (PT) promoveu na noite de segunda-feira (17), um encontro com os pré-candidatos a deputado estadual e federal dos partidos MDB e PSD, com o objetivo de fortalecer a base aliada para as eleições de 2026. A reunião aconteceu na zona leste de Teresina, na casa do deputado estadual João Mádison (MDB).
Durante a reunião, ficou definido que a fusão entre as duas legendas será mantida, com o MDB responsável pela chapa de candidatos a deputado estadual e o PSD pela de deputado federal. O MDB, que já busca ampliar sua presença na Assembleia Legislativa, tem como meta eleger 12 deputados, enquanto o PT planeja eleger outros 13, formando assim uma base governista capaz de eleger ao menos 25 dos 30 deputados estaduais. O movimento visa consolidar a aliança entre as siglas e fortalecer a base do governador Rafael Fonteles nas próximas eleições.
Além disso, foi discutido que os candidatos ao Senado pelo grupo serão o atual senador Marcelo Castro e o deputado federal Júlio César. Durante a reunião, Rafael Fonteles destacou que, do ponto de vista matemático, a base tem boas chances de eleger ambos os senadores.
"O governador comunicou aos dois importantes aliados da base, tanto ao PSD quanto ao MDB, que os dois partidos estarão na chapa majoritária, a tenência é que os dois indiquem as duas vagas de senadores, com o nome do senador Marcelo Castro e o nome do pré-candidato a senador Júlio César. Ainda existem algumas definições a serem costuradas em especial com o Partido dos Trabalhadores que nós vamos buscar construir nos próximos meses", disse o deputado estadual Georgiano Neto.
Com a fusão, o nome de Toninho de Caridade, ex-presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), surge como uma das figuras de destaque. Filiado ao PSD e reconhecido como um dos nomes promissores no grupo liderado por Georgiano Neto, ele será candidato a uma vaga na Assembleia Legislativa pelo MDB.
Dentre os presentes no evento, estavam Eduardo Draga Alana, Júlio César Filho, Coronel Carlos Augusto, Jonas Moura, Marden Menezes, João Mádison, Simone Pereira, Dr. Hélio, Georgiano Neto, Felipe Sampaio, Henrique Pires, Severo Eulálio, Tiago Vasconcelos, Castro Neto, Marcos Aurélio Sampaio, Júlio César, Jussara Lima, Toninho de Caridade, Ziza Carvalho e Ana Paula. Edmilson Capote foi representado por seu irmão Wilson, que também se candidatará a deputado estadual.
Embora Bárbara do Firmino e Anyara, esposa do prefeito de Picos, Pablo Santos, não tenham comparecido ao encontro, ambos também são pré-candidatas do grupo e deverão integrar a chapa nas eleições de 2026.