O governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Rafael Fonteles (PT), disse em entrevista à CNN Brasil nesta terça-feira (18/02), com a alta na produção agrícola e o câmbio favorável, o país terá um alívio nos preços dos alimentos.
“Do ponto de vista econômico, sem dúvida, a inflação deve ser o foco principal, especialmente a dos alimentos”, ressaltou o governador, que também apontou a expectativa de uma supersafra agrícola para este ano como um fator que pode ajudar a reduzir os preços, com o apoio a incentivos tanto para a agricultura familiar quanto para o agronegócio.
Outro ponto destacado por Fonteles foi a estabilização do câmbio, que ele considera essencial para a recuperação econômica. “A confiabilidade da política econômica tem levado à redução do valor do dólar nas últimas semanas, o que também pode ajudar no arrefecimento dos preços”, explicou.
Apesar dos desafios causados pela inflação, Fonteles se mostrou otimista com os próximos meses, acreditando que a combinação entre uma maior produção agrícola e um câmbio mais favorável trará boas notícias em relação aos preços dos alimentos. “Acredito que teremos boas notícias em relação ao preço dos alimentos em breve, com esses dois fatores atuando juntos: maior produção e um câmbio mais favorável”, concluiu o governador.