O ex-presidente Jair Bolsonaro descartou nesta terça-feira (11) a possibilidade de o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disputar a Presidência nas eleições de 2026. O anúncio foi feito a jornalistas após o evento de lançamento de sua linha de capacetes no Salão Motopeças, em São Paulo.
Bolsonaro afirmou que sua candidatura segue firme, independentemente da sua inelegibilidade, que ele classificou como uma “negação à democracia”. "Nós dois seremos candidatos. Ele [Tarcísio] vem para a reeleição e eu para presidente. Eu não aparecer como candidato é uma negação à democracia. Que crime que eu cometi? Se reunir com embaixadores? Por enquanto, eu sou candidato, pois, como eu disse, é uma negação à democracia [não ter esse direito]", declarou Bolsonaro.
Apesar de negar qualquer possibilidade de candidatura presidencial para Tarcísio, Bolsonaro elogiou o governador, destacando-o como uma “grande promessa para o futuro”. "É um brilhante gestor, no mais, ele é uma grande promessa para o futuro. Parabéns, Tarcísio. Obrigada por estar contigo hoje. Vamos até dormir juntos hoje, né?", brincou Bolsonaro ao lado do governador.
A possibilidade de Tarcísio disputar a presidência em 2026 surgiu em alguns círculos do PL, caso Bolsonaro se mantenha inelegível. No entanto, o governador de São Paulo já havia descartado essa hipótese anteriormente e reiterou seu apoio ao ex-presidente, defendendo sua candidatura para o cargo.