Na manhã desta quinta-feira (13), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), publicou um vídeo em suas redes sociais, no qual fez duras críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O político mineiro reagiu às declarações de Lula durante um evento em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, na terça-feira, 11.
Zema afirmou que o presidente estava “em modo avião, desconectado da realidade”, referindo-se às falas de Lula em que ele se posicionava como o único responsável pelas políticas voltadas aos mais pobres, comparando-se a Getúlio Vargas, ex-presidente do Brasil. O governador disse que a população brasileira já havia visto esse “filme” no passado e não gostado do que viu.
O governador também aproveitou para criticar a política econômica do governo federal, apontando para o que chamou de gastança e irresponsabilidade fiscal. Segundo Zema, o atual governo segue a mesma receita do passado, que resultou na crise econômica de 2015 e 2016, quando o Brasil enfrentou uma recessão histórica e o aumento do desemprego.
"Esse presidente em modo avião talvez seja o motivo dele não se lembrar do desastre que foi o governo PT para o Brasil em 2015 e 2016. O governo que provocou a maior crise e a maior recessão da história, que arruinou a vida de muita gente, provocou três milhões de desempregados. E aquela crise lá atrás foi criada com a mesma receita que ele está seguindo agora: gastança, irresponsabilidade fiscal e a economia crescendo com anabolizante", disse Zema em sua crítica.
As declarações do governador de Minas Gerais geraram reações e reacendem o debate sobre a política econômica e os rumos do governo federal.
Ver essa foto no Instagram