O delegado Charles Pessoa, coordenador do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO-PI), fez um alerta à população sobre um golpe conhecido como 'golpe das facções criminosas' onde os bandidos se passam por membros de facções para ameaçar e extorquir vítimas.
O golpe acontece por meio de mensagens ou ligações. Os criminosos alegam que sofreram uma operação policial em decorrência de informação dadas pela vítima e, em seguida, exigem dinheiro para a pessoa.
Charles Pessoa enfatiza que a vítima nunca deve ceder às exigências dos criminosos. "Fiquem tranquilos, na verdade se trata apenas de um golpe", tranquiliza as vítimas.
Cuidados e prevenção
O delegado Charles Pessoa orienta que, ao ser abordada por golpistas, a vítima deve bloquear imediatamente o contato do criminoso. Ele alerta também que não se deve depositar nenhum valor, nem realizar transferências, pois se trata de uma ameaça falsa.
Além disso, o delegado aconselha que a vítima procure uma unidade policial para registrar um boletim de ocorrência (BO) o quanto antes. A denúncia é essencial para que a polícia possa investigar o caso, identificar os responsáveis e evitar que outras pessoas sejam vítimas da mesma fraude.