No último dia 15 de março, foi realizada a formatura dos novos Bombeiros Civis de Picos-PI.
Tendo em vista que o curso não ensinou apenas sobre primeiros socorros, combate a incêndios ou resgates em situações extremas, ele também abordou a importância do trabalho em equipe, da ética profissional, do respeito à vida e da coragem diante das adversidades. Sabemos que o Bombeiro Civil não é apenas um profissional capacitado para lidar com situações de risco, mas também alguém que tem o compromisso com a integridade, a segurança e o bem-estar do próximo.
Foi com esse modelo de treinamentos e motivação que muitos dos formandos desta noite estiveram na linha de frente durante as ações do S.O.S PICOS, nas operações de resgate e assistência às vítimas das chuvas, que deixaram um rastro de destruição na cidade, causando perdas materiais e vitimando duas pessoas.
Durante esse período crítico, os voluntários se uniram a instituições como o 3° Batalhão de Engenharia e Construção, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar e secretarias municipais, formando uma corrente de solidariedade para auxiliar as famílias afetadas.
Dois meses após enfrentarem um dos maiores desafios de suas vidas, os bombeiros civis que atuaram como voluntários nas enchentes de janeiro e no apoio com as arrecadações e distribuições de doações em Picos celebraram, no último sábado (15), sua formatura.
A solenidade teve início com a composição da mesa de honra. Entre os presentes estavam o comandante do 3º Batalhão de Engenharia e Construção, Tenente Coronel Antônio Aécio Silva Sousa; o Policial Rodoviário Federal Alan Brito; Vereador José Luís de Carvalho; Secretário de Assistência Social Luzifrank Júnior de Sousa; a coordenadora da SEMTAS Picos Larissa Nunes; o Assistente Social Jeyciel Rodrigues Silva; a coordenadora do CadÚnico Railda Josefa de Sousa; o Prefeito da cidade de Sussuapara Dr. Naerton Moura; o Prefeito da cidade de Bocaina Guilherme Macêdo, o representante da empresa Virtex Telecom de Picos Whotsson Jonas de Araújo Aquino; o representante da loja Xerife Tatical - Ícaro Morais; o Pastor da Igreja Paz Church Picos - José Manoel de Sousa Silva; o BC Francisco José da Luz conhecido como Chico Bombeiro, primeiro Bombeiro Civil de Picos desde 1976; o Instrutor do Curso de Bombeiro Civil - Geraldo Francisco da Silva; a Secretaria do Curso Fernanda Sousa de Carvalho e a Monitora do curso Verônica Inês de Sousa.
A cerimônia, realizada com a presença de autoridades e familiares dos formandos, marcou a conclusão do curso de Bombeiro Civil da turma 2025.
A cerimônia teve início com a marcha de entrada dos formandos, e apresentação do pelotão, conduzida pelo aluno e xerife da turma, Samuel Gomes de Sousa.
Em seguida, a entrada do pavilhão nacional (com as bandeiras do Brasil, Piauí e Picos) conduzidas ao local, e todos os presentes acompanharam a execução do Hino Nacional Brasileiro.
A bombeira Ariela Moura, oradora da turma, destacou a importância da profissão e o compromisso que os novos bombeiros civis assumem a partir de agora. “Hoje, ao recebermos o título de Bombeiro Civil, não estamos apenas comemorando uma graduação, mas a entrada em uma profissão que exige coragem, integridade e, principalmente, empatia. Nossa missão será a de salvar vidas, prestar socorro, proteger o próximo. A sociedade nos verá como uma esperança em tempos de calamidade, mas também como um símbolo de confiança e respeito”, afirmou.
BC Ariela Moura
A cerimônia seguiu com a exibição de um vídeo documentário produzido pelo BC Josely Ecologista que mostrou imagens dos bombeiros civis atuando como voluntários nas enchentes de janeiro, arrecadando doações e auxiliando as famílias atingidas.
Após o vídeo, o instrutor do curso, Geraldo Silva, fez uso da palavra, reforçando a importância da profissão. Em seguida, os formandos realizaram o juramento, comprometendo-se a exercer a função com dedicação, coragem e respeito à vida.
O momento mais simbólico da noite foi a entrega dos certificados, marcando oficialmente a conclusão do curso.
Para encerrar, o pastor José Manoel de Sousa Silva proferiu uma bênção aos novos bombeiros civis, seguida de uma apresentação especial dos formandos.
IMAGENS DO EVENTO:(Fotos: Igreja Paz Church de Picos)