O Partido Progressistas (PP) decidiu nesta terça-feira (18), por unanimidade, formar uma federação partidária com o União Brasil. A medida, que pode resultar em uma das maiores bancadas no Congresso Nacional, foi aprovada pelo presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), que espera que a decisão final seja tomada até o final desta semana.
Agora, cabe ao União Brasil, liderado por Antonio Rueda, deliberar sobre a continuidade das negociações e confirmar o acordo. Inicialmente, a federação também incluiria o Republicanos, partido do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). No entanto, a bancada do Republicanos rejeitou a aliança para os próximos quatro anos, afastando a possibilidade de sua participação.
Caso seja formalizada, a união entre PP e União Brasil pode ter grande impacto no cenário político nacional, consolidando uma bancada forte no Congresso e ampliando sua influência nas decisões políticas nos próximos anos. A expectativa é que a decisão final sobre a federação seja anunciada até a próxima sexta-feira (21).