Terça, 29 de Abril de 2025
Portal R10
Terça, 29 de Abril de 2025
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99911-2276

Marcelo Barradas

Expansão

(86) 99446-2372

Últimas notícias
Marcelo Barradas
Marcelo Barradas
Nos bastidores do Piauí: a força do municipalismo e as articulações políticas que moldam nosso estado.
Política Política
20/03/2025 14h49
Por: Giuly

Gil Kairós acusa federação de atrapalhar estratégia política do PT

O professor Gil Kairós, pré-candidato à presidência estadual do Partido dos Trabalhadores no Piauí, defendeu o fim da federação do partido com o PCdoB e PV. Segundo Kairós, a federação comprometeu a autonomia do PT e dificultou a estratégia eleitoral de diversos integrantes da sigla. A declaração foi feita em entrevista ao Portal R10.

“A federação atrapalhou o processo de autonomia do PT, atrapalhou as estratégias e a tática eleitoral de muitos companheiros”, avaliou Kairós, que também é secretário de formação política do PT estadual. Para ele, o PT não pode ser prejudicado pelo modelo atual de aliança, pois os demais partidos da federação já alcançaram um fortalecimento político suficiente para disputar eleições de maneira independente.

Foto: R10
Foto: R10

O pré-candidato também destacou que, durante o período eleitoral, a federação limitou a liberdade do PT para definir suas próprias estratégias. A falta de autonomia impediu que o partido consolidasse candidaturas com antecedência. Em Teresina, apesar de a federação não ter afetado diretamente o resultado das eleições, ela alterou a estratégia política da sigla. Um dos partidos aliados filiou novos vereadores na reta final da janela partidária, mudando os planos do PT.

As críticas à federação têm crescido entre os petistas. Recentemente, o presidente interino do partido, Humberto Costa (PE), também se posicionou contra a aliança partidária nos moldes atuais. "O PT, que é quem mais construiu cauda para eleger parlamentares, terminou por deixar de ganhar alguns mandatos importantes", declarou o senador em entrevista ao portal Metrópoles.”

Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp