Uma pesquisa divulgada pelo instituto PoderData nesta sexta-feira (21) apontou que 50% dos eleitores que conhecem Rosângela Lula da Silva, a “Janja”, desaprovam sua participação no governo do presidente Lula (PT). O levantamento foi realizado entre os dias 15 e 17 de março de 2025, ouvindo 2.500 pessoas em 198 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal.
Entre os entrevistados, 83% afirmaram saber quem é Janja, enquanto 17% disseram desconhecê-la. Dentre os que conhecem a primeira-dama, apenas 29% aprovam sua atuação no governo, enquanto 21% não souberam opinar.
A rejeição à atuação de Janja cresceu três pontos percentuais nos últimos seis meses, enquanto sua aprovação caiu um ponto no mesmo período. O levantamento tem margem de erro de dois pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%.
A pesquisa também identificou os perfis mais críticos à primeira-dama. O grupo com maior desaprovação está no Norte do país (57%), entre eleitores com mais de 60 anos (53%) e aqueles com renda entre 2 e 5 salários mínimos (53%).
Desde setembro de 2022, período pré-eleitoral, a taxa de reconhecimento de Janja cresceu significativamente. Antes, 37% dos eleitores diziam não saber quem ela era. Atualmente, esse percentual caiu para 17%, enquanto o número de pessoas que dizem conhecê-la aumentou para 83%. Dentro desse grupo, 46% afirmam saber de Janja "apenas de ouvir falar", e 37% dizem "conhecê-la bem".
A pesquisa do PoderData, instituto ligado ao site jornalístico Poder360, utilizou ligações telefônicas para alcançar a amostra de 2.500 entrevistados, garantindo proporcionalidade por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica.