Sábado, 18 de janeiro de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Nova Comunicação 2 Natal
Lagoinha do Piauí

Lagoinha do Piauí

Mysael Santana Correspondente do município.
Cidades - Festa Idoso

Postada em 27/09/2018 ás 16h05

Publicada por: Mysael Santana

Dia Nacional do Idoso é comemorado em Lagoinha do Piauí
Dia nacional da pessoa idosa é comemorado pela prefeitura municipal de Lagoinha do Piauí
Dia Nacional do Idoso é comemorado em Lagoinha do Piauí

Mysael Santana

 A Prefeitura Municipal de Lagoinha do Piauí através da secretaria de assistência e CRAS, realizaram na tarde do dia 27 de setembro, uma linda festa em comemoração ao dia nacional do idoso. O evento teve inicio as 14h30min  e contou com a presença da Secretária de Saúde e primeira dama do munícipio, Dra. Valda Vilarinho; da Secretária de Assistência Social, Ana Clara; da coordenadora do CRAS, Francimar Batista; da psicóloga do CRAS, Yana Leal; da assistente social do CRAS, Carla Oliveira; e da educadora física do NASF, Karen.

Por ser uma data tão importante, o evento teve um formato bem descrontraido contando com uma roda de conversa  mediada pela assistente social e  psicóloga do CRAS com o tema : "Crime financeiro contra pessoa idosa". Após esse momento, a educadora física promoveu uma competição de dança entre os idosos. Para finalizar foi cantado os parabéns aos idosos.

 

Na abertura do evento a secretária de assistência social, saudou a todos e frisou a importância dos cuidados e atenção que a terceira idade requer por parte do poder executivo, uma vez que são pessoas que muito contribuíram para o crescimento do município. “Um dos principais objetivos é acolher cada vez mais os idosos e proporcionar uma melhor qualidade de vida, com atividades nesse sentido. Neste evento, além da homenagem, chamamos atenção da população a grande importância do respeito ao idoso, que é o mínimo que podemos fazer por estas pessoas que ajudaram a construir e cuidar de nossa cidade”, afirma.

Administrar as finanças na velhice pode ser uma dificuldade, sobretudo dentro de casa. Mais da metade dos crimes de abuso econômico de idosos envolve os parentes mais próximos, como filhos, netos e sobrinhos. Dados do Disque 100, serviço de denúncias da ouvidoria da Secretaria dos Direitos Humanos do Governo Federal (SDH), mostram que dos tipos de violência cometidos contra os mais velhos, a financeira é a terceira maior do Brasil, atrás da psicológica (intimidação verbal ou não verbal, ameaças e humilhações) e negligência (abandono dos cuidados ao idoso).

Saindo do âmbito familiar, os idosos são vítimas também de golpes com os empréstimos consignados, modelo em que se debita, automaticamente, as dívidas dos benefícios de aposentadoria. A facilidade de contratação e do recebimento do dinheiro tornam a linha atrativa para as pessoas da terceira idade. 

A pior violência contra o idoso é o seu silêncio. DENUNCIE!

 As denuncias podem ser realizadas pelo: - Disque 100; - Ministério Público; - Delegacia;  - Centro de Referencia da Assistência Social.

Fonte: ASSCOM / PM

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium