O Partido dos Trabalhadores (PT) não trabalha com outra alternativa para as eleições de 2026: Luiz Inácio Lula da Silva será o candidato à reeleição. A afirmação foi feita pelo presidente interino da sigla, senador Humberto Costa (PE), reforçando que não há plano B dentro da legenda.
“O candidato é o presidente Lula. Nós, do partido, não temos nenhum outro plano que não seja a candidatura dele”, declarou o senador em entrevista à CNN nesta segunda-feira (24).
A cúpula petista acredita que Lula chegará forte para disputar um novo mandato, impulsionado por entregas do governo e pela melhoria dos índices econômicos. Segundo Humberto Costa, temas como a redução da jornada de trabalho e a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil serão fundamentais para reaproximar o governo de parcelas da população que ainda mantêm restrições ao PT.
“Estamos muito otimistas com a possibilidade de chegarmos bem no ano que vem, de termos muita coisa para mostrar para a população brasileira. Essas duas grandes batalhas – a redução da jornada de trabalho e a desoneração do imposto de renda – além de serem profundamente justas, vão abrir um forte diálogo com uma parcela importante da sociedade”, avaliou.
O senador também citou o que Lula tem chamado de “colheita”, referindo-se à entrega de obras e projetos ao longo deste ano, o que, na visão do governo, fortalecerá sua imagem até a disputa eleitoral.
“Acredito que aquilo que o presidente chama de colheita deve acontecer nesse ano com muitas obras sendo inauguradas. Isso fará com que Lula chegue bem e em condições de governar o Brasil mais uma vez”, concluiu Humberto Costa.